Propriedade coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedade coligativas
1- Fale sobre as propriedades coligativas.
As propriedades físicas das soluções como a redução do ponto de congelamente e o aumento do ponto de ebulição que dependem da quantidade , mas não do tipo ou identidade das partículas do soluto. Essas propriedades são chamas de propriedades coligativas.
Abaixamento da pressão de vapor - Um líquido em um recipiente fechadoestabelecerá um equilíbrio com seu vapor. Quando esse quilíbrio é atingido, a pressão exercida pelo vapor é chamada pressão de vapor.Uma substância que não tem pressão mensurável é não-volátil, enquanto uma que exibe pressão de vapor é volátil. A extensão na qual um soluto não-volátil diminui a pressão de vapor é proporcional à concentração. Essa relação é expressa pela lei de Raoult, que afirma sera pressão parcial exercida pelo vapor de solvente na solução, Pa, igual ao produto da fração em quantida de matéria, Xa, vezes a pressão de vapor do solvente puro:
Pa=Xa*Pa
Ou seja, a presença de soluto não-volátil abaixa a pressão de vapor do solvente volátio. Um gás ideal obedece a à euqação de gás ideal e uma solução ideal obedece a lei de Raoult. As soluções reais aproximam0se melhorde um comportamento ideal quando à concetração do soluto é baixa e o soluto e o solvente têm tamanhos moleculares similares e tipos semelhantes de atrações intermoleculares.
Exemplos.
Perfumes contém químicos que vaporizam em diferentes temperaturas e em diferentes taxas em harmonias olfativas conhecidas como notas.
O vapor de água atmosférico é encontrado próximo à superfície da terra, e podecondensar em pequenas gotículas e formar fenômenos meteorológicos como cerração, nevoeiro.
As lâmpadas de vapor de mercúrio e as lâmpadas de vapor de sódio produzem luz a partir de átomos em estados excitados.
Elevação do ponto de ebulição - A adição de um soluto não -volátil abaixa a pressão de vapor da solução. Portanto, a curva de pressão de vapor do líquido puro será deslocada para baixocom relação à curva de pressão de vapor do líquido puro ( o ponto de ebulição normal de um líquido é a temperatura na qual sua pressão de vapor é igual a 1 atm).No ponto de ebulição normal do líquido puro, a pressão de vapor da solução será menor que 1 atm. Dessa forma, necessita-se de uma temperatura mais alta para atingir a pressão de 1 atm, ou seja, o ponto de ebulição da solução é mais altoque o ponto de ebulição do líquido puro. O aumento no ponto de ebulição em relação àquele do solvente ppuro , DTe ( D = delta) é diretamente proporcional ao número de partículas do soluto por quantidade de matéria de moléculas do solvente. Sabemos que a molalidade expressa a quantidade de matéria do soluto por 1.000g de solvente , o que representa uma quatidade de matéria de solvente fixa.Portanto, o DTe é proporcional à molalidade:
DTe = K *M
O valor de K, é chamado de constante molar de elebação do ponto de ebulição, dependendo apenas do solvente.
Exemplos:
Um exemplo é o ponto de ebulição da água. Verifica-se que ao aquecer água pura, ao nível do mar, a temperatura de ebulição da água (solvente puro) é igual a 100°C. No entanto, quando se aquece uma solução aquosa de NaCl,percebe-se que o ponto de ebulição da água sofre um aumento.
Outro exemplo é na preparação do café, quando a água está para entrar em ebulição e adicionamos o açúcar, ela não ferve mais. É necessário que se aumente ainda mais a temperatura do sistema para que a solução entre em ebulição. Isso ocorre porque, a interação das partículas do solvente com as do soluto diminui a probabilidade devaporização do solvente.

Diminuição do ponto de congelmento- Quando uma solução congela, os cristais do solvente puro em geral se separam da solução. As moléculas de soluto normalmente não são solúvies na fase sólida do solvente. Quando as soluções quosas são parcialmente congeladas, por exemplo , o sólido que se separa é praticamente gelo puro. Ou seja, o ponto de congelamento de uma solução é a...
tracking img