Proposta de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Orelina Moreira dos santos
Atividade: Proposta de pesquisa

Tema:
A realidade do fracasso escolar: uma busca de soluções para este problema que enfrentamos em nossa sociedade.Problema de pesquisa:
Quais seriam as principais causas do fracasso escolar? Seria um problema atual ou já estaria inserido no contexto histórico da educação brasileira?

Justificativa:
Ofracasso escolar tem sido tema nas mais variadas conversas, em artigos de revistas e jornais, dentro ou fora das escolas. No entanto, pouco tem sido feito na tentativa de amenizar este graveproblema.
Uma das saídas para tentar amenizar este problema pode ser encontrada através do relacionamento afetivo entre educadores e alunos, porém, a escola muitas vezes ignora esta questão,preocupando-se apenas com os conteúdos e técnicas.
Na escola deve trabalhar no sentido de organização dos sistemas afetivos e cognitivos. As relações conflituosas, enfrentadas no dia-a-dia doprocesso educacional, acabam interferindo na atividade intelectual, e isso pode ocasionar o baixo rendimento escolar. O relacionamento afetivo pressupõe interação, respeito pelas idéias, pelasopiniões do outro, dedicação, troca e vontade por parte dos envolvidos.
Conhecendo seus alunos, escolhendo a melhor forma de trabalhar com eles, o educador propiciará excelentes oportunidadespara elevar o rendimento escolar, elevando também o auto conceito destes, tornando a aprendizagem mais agradável e produtiva.
Atualmente vivemos em uma sociedade que busca cada vez mais oêxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Pois a escola nada mais é que um reflexo da sociedade. E aqueles que não conseguem responder ásexigências da instituição podem sofrer com um problema de aprendizagem. E essa busca incansável e imediata pela perfeição leva à rotulação daqueles que não se encaixam nos parâmetros impostos.
tracking img