Propileu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Propileus (em grego — Προπυλαια) é a porta monumental que serve como a entrada para uma acrópole.
A palavra nasceu da união do prefixo pro (antes ou em frente de) e oplural do grego pylon ou pylaion (portão), significando literalmente que se encontram antes da entrada.
No mundo moderno foi copiado em diversas cidades da europa ocidental,sobretudo da Alemanha, tendo o exemplo mais conhecido a "Porta de Brandemburgo" (sec. XVIII) em Berlim.
A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo.Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comummente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colinarochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como oPartenon e o Erecteion.
As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevadodas cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedesadministrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena,deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagradada Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Niké, simbólico da harmonia do estado de Atenas.
tracking img