Propaganda emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de apelos emocionais em Publicidade e Propaganda


1-) Apresentação do conceito de apelos emocionais em publicidade e propaganda.
 
Na publicidade, o apelo à emoção é na verdade um apelo a valores, àquilo que promove no sujeito sentimentos referentes à aproximação, familiarização, pessoalidade, confiança, e é através desses recursos que o discurso publicitário desenvolve seucaráter argumentativo persuasivo e manipulador, que, através de argumentações icônico-lingüísticas, conseguem influenciar diretamente no comportamento e conquista do consumidor, fazendo-o aderir a sua mensagem e, portanto, reafirmando a importância da inteligência emocional no processo de relacionamento com o cliente.
O apelo emocional na publicidade simula situações em que põe o receptor damensagem à prova de experiências passadas ou futuras que ainda não experimentaram.
Exemplos de apelo são: amor, carinho, medo, culpa, auto-estima, aumento de status ou chance de fazer parte de algum grupo específico.
Muitas vezes as situações criadas com os produtos ou serviços prestados não abordam uma necessidade real por parte dos consumidores, cabendo aos seus idealizadores umacerta maestria no uso de imagens e palavras para "escavar" os sentimentos dos mesmos.
Podemos usar exemplos de temas polêmicos da sociedade como a legalização da prostituição, onde o apelo emocional seria: Você gostaria que sua filha fosse uma prostituta? ou sobre a questão da pena de morte, que seria algo como: O que faria se sua família inteira fosse morta por um assassino?
Oquestionamento se dá nos mesmos moldes que no caso do apelo racional, mas com a grande vantagem de que ele não precisa ser analisado com tanta minúncia, fazendo com que os sentimentos de seus consumidores falem por si mesmos, em razão disso ele estabelece outra vantagem que é a do entendimento imediato do público, não necessitando de uma instrução escolar ou cultural muito grande para se reconhecer osbenefícios.


2-) Definição dos tipos de apelos emocionais em publicidade e propaganda.
 
Endosso de celebridades na Propaganda

Endosso consiste em uma indicação escrita ou falada por uma celebridade ou por um simples cidadão comum.
O fator principal que envolve a escolha da celebridade é o valor agregado à marca, fazendo com que seus atributos também sejam associados a ela.No caso de campanhas publicitárias o endosso aproveita a celebridade da “vez” para apresentar a qualidade de um produto, ou marca, causando impacto e persuasão.

Um detalhe importante sobre o endosso é que de nada adianta ter um grande impacto pela celebridade se o produto não satisfizer a necessidade dos clientes, isso tem que ser um conjunto, onde é indispensável a celebridade eboa qualidade do produto.

Exemplos de endosso de celebridades na propaganda são de campanha como a da SKY que tem como celebridade a Top Model Gisele Bundchen, a campanha da Seara onde estão em destaque os meninos da Vila Robinho, Neymar e Ganso...


Humor na Propaganda e Publicidade

Segundo a publicidade, marcas, quando anunciadas com humor, são mais lembradas.

Ohumor provoca a descoberta de uma verdade, mas, não faz a verdade em sí ser engraçada, e sim, a maneira que chegamos a ela... O que nos leva a crer que, o humor é um caminho.

Mais do que uma disposição do espírito - como se lê em quase todas as definições já dicionarizadas em língua portuguesa – o humor é uma posição do espírito. Uma postura que possibilita uma visão não convencional davida, uma visão desmistificadora da existência humana. (Rabaça, 1987).
Medo e culpa na propaganda

Medo e culpa na propaganda é uma técnica eficaz de chocar e constranger telespectadores instigando-o assim entre eles o medo e a culpa.

Atualmente há varias campanhas publicitárias ligadas há esse tipo de apelo, um exemplo é propaganda de bebidas alcoólicas como: Não beba, não mate e...
tracking img