Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2535 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O prazer é o primeiro dos bens. É a ausência de dor no corpo e de inquietação na alma”

A definição de consumismo.
O consumismo é considerado uma doença psicológica. Esta afeta principalmente às mulheres, pois, na maior parte das famílias, é a elas que cabe o dever de fazer as compras e manter a casa com os produtos necessários. Na verdade, estes produtos são mesmos necessários?

Adefinição correta de consumismo é: “o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência”. Portanto, esse tipo de distúrbio está relacionado a consumir uma quantidade exagerada de produtos. Ou, também, este está relacionado a consumir produtos desnecessários.

São comuns no dia-a-dia casos de pessoas afetadas pelas ideias consumistas. Portanto, é evidente que o consumismo é uma doençagrave, pois, além de afetar uma parte considerável da população, este gera problemas financeiros a grande parte dos afetados.

Exemplo de uma atitude consumista:
“Michael Jackson gasta 337 mil em 30 min.”
O cantor gastou cerca de 337 mil reais ao longo dos 30 minutos que passou pela Harrods, famosa e classuda loja londrina pertencente a Mohamed Al Fayed. Foram mais de 11 mil reais por minuto emrelógios e brinquedos para os filhos.

O consumo e a sociedade.
O consumismo está totalmente ligado à população e as grandes empresas. Estas empresas possuem grande influência no povo e, portanto, podem alienar as ideias desta. Mas como isso é possível?

A alienação das ideias do povo é feita por meio da mídia. Diariamente vemos milhares de propagandas. Todas estas relacionadas com a ideiade que, caso você tenha aquele produto, também terá a felicidade. Este tipo de propaganda pode, e consegue, alterar as ideias das pessoas em relação ao consumo.

É, portanto, possível notar que as empresas, junto à mídia, são os principais causadores e distribuidores das ideias consumistas.

Em busca de uma cura.

Não existe uma cura comum para todas as pessoas consumistas. Porém, é possívelse acabar com este distúrbio por meio de um tratamento encima do problema que levou a pessoa a se tornar consumista. Na maioria das vezes, estas se tornam consumistas pois são mimadas pela família ou por terem algum problema relacionado à depressão.
Já para acabar com o consumismo de um modo geral, isto é algo quase impossível. É comprovado que este só existe dentro do capitalismo. Portanto,seria necessário acabar com as ideias capitalistas.
De um modo geral, a ideia consumista provavelmente nunca irá desaparecer. Porém, é possível se evitar com que estas pessoas absorvam essas ideias. O melhor meio de se fazer isso é mostrando as pessoas o quão difícil é conseguir dinheiro. Deste modo, estas irão pensar duas vezes antes de gastar com produtos inúteis.

Consumismo e doençasconsumistas
Comprar, comprar e comprar... Muita gente compra para obter status, por necessidade, ou até mesmo por modismo, mas há quem compre pelo simples prazer que esse ato proporciona. Essas pessoas são os chamados consumidores compulsivos e formam 3% da população brasileira.
A oniomania (grego onê, -ês, compra + -o- + -mania), doença que ataca esse tipo de compulsivo, é caracterizada como umtranstorno de personalidade e mental, classificado dentro dos transtornos do impulso. Para o consumidor compulsivo, o que lhe excita é o ato de comprar, e não o objeto comprado. Essa pessoa "tem vontade de adquirir, mas não de ter", afirma o psicólogo Daniel Fuentes, coordenador do Ambulatório do Jogo Patológico (Amjo) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Segundo ele, a maioria dessaspessoas é composta por mulheres, mas todas possuem temperamento forte, são ágeis, dinâmicas, inquietas, perfeccionistas, possuem uma desenvoltura social e cultural maior, são imediatistas e muito inteligentes. "O mais interessante dos dados que a gente conseguiu com o grupo foi que essas pessoas têm tendência a ser mais inteligentes do que a média das outras pessoas. De alguma forma essa...
tracking img