Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSUMISMO MODERNO: CÂNCER SOCIAL


1. O que é consumismo

As possíveis definições de Consumismo são muito complexas e bastante discutidas, porém a melhor delas é: ato de consumirprodutos ou serviços sem necessidade para a sobrevivência. Em outras palavras, somos todos consumistas pois a partir do momento que compramos um lápis estamos sendo consumistas, já que não precisamos delepara sobrevivência. Isso, porém, não é algo ruim, afinal ajudou a sociedade a crescer e evoluir, mas o problema é quando se torna um vício e passa a prejudicar o consumidor. Isso é uma doençaconhecida como consumismo compulsivo, mas o trataremos pelo novo termo ''consumismo moderno'', pois a doença ganhou força no século XXI os estudos foram mais aprofundadas e a doença foi comparada ao uso dedrogas.



2. Os impactos causados pelo consumismo




1. Sociais: O impacto social mais notável talvez seja a necessidade de as pessoas consumirem em excesso, a falsa ilusão de que talproduto satisfará toda e qualquer necessidade, o que na verdade acaba não acontecendo. A noção de quem é melhor pela impressão de possuir mais bens acarreta na hierarquia social e na luta de classes.2. Ambientais: Esse consumo gera uma maior procura, por parte das empresas, em matéria prima, o que acelera a futura escassez de recursos. O impacto é, em si, um consumo exacerbado gerandoresíduos em demasia, que serão descartados em áreas que nem sempre são as mais corretas. Criando um ciclo forçado, não natural, pois os materiais usados para a produção de tais produtos não é convertido emmatéria prima novamente, ou se é leva-se muito tempo até o ciclo se completar

Há, porém, o lado positivo do consumo para a sociedade que é a geração de empregos, e geração de renda para osempregados, o que alavanca a economia e traz, assim, melhorias para a cidade, ou seja, melhorias “teóricas” na qualidade de vida deste ser.

3. Como tratar o problema

O consumismo não é...
tracking img