Promovendo o uso da bicicleta para uma vida mais saudável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROMOVENDO O USO DA BICICLETA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

*Giselle Noceti Ammon Xavier
**Milton Della Giustina
***Lorival José Carminatti

RESUMO

O objetivo deste ensaio é discutir a prática do ciclismo como uma atividade física saudável. Pretende-se, também, apontar algumas alternativas que possam ser implementadas como políticas públicas para o benefício de um estilo de vida ativa esaudável para a população brasileira. Para isso, discutimos a intensidade da atividade de pedalar e seu gasto energético, bem como os aspectos práticos da pedalada.

Palavras-chave: ciclismo, atividade física, estilo de vida e vida ativa.


ABSTRACT

The purpose of this essay is to discuss the practice of biking as a healthy physical activity. We intent, also, to point some alternativesthat could be implemented as public police to benefit an active life style for the Brazilian population. For that, we discuss the intensity of biking activity and its energetic use, as well as the practical aspects of biking

Keywords: biking, physical activity, life style and active life.

1 INTRODUÇÃO

A relação entre a atividade física regular e a promoção da saúde e prevenção de doençasestá bastante evidenciada através de estudos realizados (Paffembarger Jr, 1986; Nieman, 1990). Também é consenso que as pessoas que deixam de ser sedentárias e passam a fazer parte do grupo considerado moderadamente ativo são as que apresentam os maiores ganhos para a sua saúde.
Para deixar de ser considerado sedentário e atingir a faixa dos moderadamente ativos, e assim reduzir os riscos dedoenças crônico-degenerativas, um indivíduo deve gastar cerca de 1500 a 2500 kcal em atividades físicas semanais. A orientação é para que as pessoas se exercitem por 30 minutos todos os dias ou na maior parte dos dias da semana, numa intensidade moderada (50 a 75% do VO2max) (ACSM, 1998).
Apesar dos conhecimentos científicos estarem chegando a todas as camadas da população, ainda é pequeno o númerode pessoas que se exercitam regularmente.
Algumas pesquisas sugerem que 70% dos brasileiros são sedentários (Rego, 1990). Talvez erroneamente, a promoção da prática de atividades físicas tenha sido focada nas horas de lazer ao passo que quando inseridas no dia a dia das pessoas, como o caminhar e o pedalar para ir ao trabalho ou fazer compras, elas tendem a se tornar parte da vida diária,havendo maior aderência (Hillsdon et al, 1995).
Promover o uso da bicicleta passou a ser uma das metas da Organização Mundial da Saúde tanto pela necessidade de redução de poluentes no ambiente das cidades devido à elevada motorização, como pela promoção da saúde (redução de gastos com tratamentos de portadores de doenças crônico-degenerativas) que a sua utilização como meio de transporte poderepresentar a médio e longo prazo (Dora, 2000). O objetivo deste ensaio é discutir a prática do ciclismo como uma atividade física saudável. Pretende-se, também, apontar algumas alternativas que possam ser implementadas como políticas públicas para o benefício de um estilo de vida ativa e saudável para a população brasileira.

1.1 O quanto se deve pedalar para obter ganhos para a saúde?Os estudos de Hendriksen et al(2000) demonstram ganhos de potência máxima (Wmax.) de 13% e de consumo máximo de oxigênio (VO2max.) de 6% em indivíduos sedentários que passaram a pedalar 3 vezes por semana, com velocidades médias de 18 km/h e distâncias médias de 8,5 km. Como regra geral, para indivíduos sedentários, esses autores sugerem que seja orientado pedalar 6 km, em intensidade baixa a moderada (55 a 75% do VO2max.),...
tracking img