Surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A formação da Sociologia é o resultado histórico de uma necessidade urgente de dar respostas racionais aos problemas sociais inaugurados pela estrutura social moderna, consolidada através da dupla revolução liberal-burguesa (Revolução Francesa e a Revolução Industrial).
Principais impactos das Revoluções na sociedade européia:
• Crescimento das desigualdades econtrastes sociais implementados pela consolidação do capitalismo industrial, inaugurando a problemática e o tema da "questão social", que é apresentado nos aglomerados urbanos como Londres e Paris no século XIX.

• Formação de um modo-de-produção (capitalismo) que subsiste através de uma relação contrastiva entre as classes, marcada pela expropriação "legítima" da força de trabalho do proletariado,ocasionando crises de pré-rompimento na relação capital x trabalho.

• Rompimento com os modos de vida tradicionais e com as instituições morais pertencentes à tradição, eliminação gradual das relações cooperativas e comunitárias e inauguração de relações sociais dissociativas, intensificando a diferenciação dos indivíduos e provocando um processo de individualização.

• Racionalizaçãoestrutural das sociedades economicamente avançadas, na esfera econômica; inauguração de relações despojadas de valores afetivos e particularismos, na esfera política; burocratização do aparelho estatal, na esfera filosófica; laicização e secularização das instituições e condutas.
O Positivismo de Auguste Comte
O termo positivismo é extraído do sistema filosófico de Auguste Comte (1789-1857) pensadorfrancês que acreditava na possibilidade de uma ciência que pudesse explicar e controlar os fenômenos sociais de forma positiva, isto é, de forma prática, a noção de ciência em Comte é um tanto instrumental, pois a mesma está voltada para a função da higienização e harmonização do social.
Filosofia = sistema geral do conhecimento humano, positiva = o real frente ao quimérico, o útil frente a oinútil, a segurança frente à insegurança, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto.

O pensamento de Comte pode ser dividido em três etapas:

Primeira etapa (1820-1824)
-Obras: *Opúsculos de filosofia social: uma apreciação sumária sobre o passado moderno.
*Prospectos científicos necessários para a reordenação do social.
-Temas centrais: - a fragmentação das instituições morais.- a desordem social inaugurada pela modernidade.
-Comentários: nesse período de formação intelectual, Comte demonstra a profunda influência das ciências naturais na sua formação estudantil, tanto é que os temas iniciais são tratados de forma naturalista e organicista, Comte em 1838 troca o título "física social" por sociologia, que á a ciência do coroamento evolutivo no mundo moderno, Já queComte trabalha com conceitos tomados por empréstimo da física newtoniana e do evolucionismo darwinista, essa marca metodológica está presente na tríade conceitual positivista, sob a forma do organicismo, evolucioniosmo e darwinismo social.

Segunda Etapa (1830-1842)
-Obras: *Curso de filosofia positiva (sete volumes)
-Temas centrais: -a afirmação da superioridade orgânica das sociedadeseuropéias.
-a afirmação da progressividade da história das sociedades.
-a apresentação da lei dos três estados: estado teológico ou fictício, estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo.
-Comentários: nessa outra etapa do pensamento de Comte, podemos notar a evolução e o desdobramento dos conceitos colocados na primeira etapa, aqui Comte desenvolve sua visão evolucionista dahistória, ao confirmar que a história das sociedades segue uma lei imutável rumo ao fim da sua própria história, marcado pelo coroamento intelectual dos homens no estado positivo, aqui ocorre a apresentação do processo de evolução, atravessando o estado teológico-fictício, metafísico-abstrato e chegando ao topo, no estado positivo-científico.

Terceira etapa (1851-1854)
-Obras: *Curso de...
tracking img