Prolixidade e ambiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RUÍDOS DA COMUNICAÇÃO:

INTRODUÇÃO

Ruídos da Comunicação consiste de qualquer interferência ou barreira que dificulte a comunicação.
Designa-se por ruído tudo aquilo que afeta a transmissão de informação, por exemplo, uma voz excessivamente baixa, uma articulação deficiente, o barulho ambiental... Manchas de tinta cobrindo algumas palavras, erros ortográficos ou uma caligrafia poucolegível são também ruídos. O ruído pode ter origem em qualquer dos elementos da comunicação: emissor, receptor ou canal

1. PROLIXIDADE

É a exposição desagradável e inútil de palavras ou argumentos e à sua superabundância. É o excesso de palavras para exprimir poucas ideias. Ao texto prolixo falta objetividade, o qual quase sempre compromete a clareza e cansa o leitor.
A prolixidade é umproblema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo?
A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.
O escritor não sabe a hora de parar, de pontuar, tampouco consegue organizar as ideias de maneira concisa e clara.É óbvio que não devemos omitir informações importantes ao leitor, fundamentais para a compreensão do assunto abordado. Mas a falta de objetividade ocasiona repetição de vocábulos e de ideias que, consequentemente, originam o texto prolixo.
Não enfatizamos aqui a quantidade, mas sim a qualidade textual.
É melhor discursar sobre um ponto específico de determinado tema, do que falar de todos enão concluir nenhuma das argumentações.
Para identificar se seu texto está prolixo, procure verificar se há: pequenas orações ou expressões que podem ser retiradas sem qualquer dano ao significado, explicações genéricas, repetição de termos, de mesmo conteúdo ou do pronome relativo que.
1.1. Exemplos de Prolixidade

a) “A vida na Terra poderia ser uma vida mais tranquila, uma vida maispacífica e sossegada.”

Observe a reprodução dispensável da palavra “vida”, bem como das informações (tranquila, pacífica e sossegada têm o mesmo sentido).
Seria melhor escrever:
“A vida na Terra poderia ser mais tranquila.”

b) A importância da Mata Atlântica é inquestionável, precisamos dela para vivermos melhor, para respirarmos melhor, para nos alimentarmos melhor, afinal, ela é um dospulmões da Terra e, portanto, é fundamental para nossa sobrevivência.
Observe quantas informações repetidas: “precisamos dela para vivermos melhor, para respirarmos melhor, para nos alimentarmos melhor” e “ela é um dos pulmões da Terra e, portanto, é fundamental para nossa sobrevivência.” têm o mesmo sentido. Além disso, é redundante dizer “vivermos melhor” junto à “para respirarmos melhor”, poisquem vive, também respira.
Seria melhor escrever:
“A importância da Mata Atlântica é inquestionável, afinal, ela é um dos pulmões da Terra e, portanto, é fundamental para nossa sobrevivência.”

c) Este é o menino que sugeriu que seria melhor que fizéssemos um mutirão que abrangesse todo o setor, para que todos tivessem a oportunidade de contribuir.
O que não é o único pronome relativo queexiste e estabelece coesão a um texto.

É preferível fazer substituições ou excluir o pronome quando possível:

Seria melhor escrever:
“Este é o menino, o qual sugeriu que o mutirão fosse realizado em todo o setor. Pois dessa maneira, todos poderão ter a oportunidade de contribuir.”

2. REDUNDÂNCIA

Segundo Robinson (1991), a redundância caracteriza a mensagem que contém elementosconhecidos e, portanto, seu conteúdo parece mais previsível. Os artigos de jornal, música popular, gibis e telenovelas são exemplos de peças de comunicação que utilizam a redundância na forma e na linguagem, que se repetem.
Trecho retirado o livro Comunicação empresarial de Maria Alzira Pimenta
Redundância é a repetição, objetivando clareza. Confere à comunicação um certo coeficiente de...
tracking img