Iso 9000 e 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Produtos e processos com Qualidade não apenas existem, devem acontecer sendo reconhecida pelo cliente. Por causa disso, é necessário que exista algum tipo de certificação oficial, emitida com base em normas. Por isso, padronizadas pela International Organization for Standardization, a ISO, com sede em Genebra, tornou-se cada vez mais necessária para atender a exigênciasinternacionais de qualidade.
Reflexos disso são sentidos diretamente nos produtos e serviços, na competitividade e na produtividade. Para obter um certificado IS0 9000, exige-se um grande número de formulários, planilhas e documentos, enfim, um processo de melhoria continua de qualidade nos processos e produtos das organizações.
De um lado temos a ISO 9000 com objetivo de fixar normas técnicasessenciais de âmbito internacional.
Do outro, a ISO 14000 que visa reduzir os impactos ambientais gerados na produção (inclui matérias-primas), transporte, uso e disposição final do produto.
Este trabalho descreve as características bem como a finalidade e importância de certificação da ISO 9000 e ISO 14000 para as empresas.




2 ISO, o que é?

É uma organização formada por representantes de 91países, cada um representado por um grupo de normas, testes e certificação. O American National Standards Institute (ANSI), por exemplo, é o representante dos Estados Unidos na ISO a qual apóia o desenvolvimento de normas através do fornecimento de estrutura e mecanismos com o objetivo de que grupos de industrias ou de produtos, se unam para estabelecer um consenso e desenvolver uma norma.2.1 ISO 9000

Antes da ISO 9000, outras normas foram criadas e desapareceram com o tempo devido ás novas tendências ou por caírem no esquecimento simplesmente, como por exemplo, SQC, TQC, KAIZEM, etc. Estas preocupavam-se em aumentar a eficiência e a produtividade das operações, deixando todas as outras áreas da empresa de fora dos programas de qualidade. Esta é a principal diferença entre a ISO9000, esta preocupa-se em organizar a empresa como um todo desde o chão de fábrica, abstraindo a estrutura da empresa valorizando seu conteúdo através da organização do processo de produção.
A ISO 9000 contempla cinco normas internacionais as quais referem-se ao gerenciamento e a garantia da qualidade: 9000, 9001, 9002, 9003 e 9004. Abaixo, segue algumas funções de cada norma:
a. ISO 9001: É anorma mais abrangente de Qualidade. Envolve a empresa como um todo desde o projeto ate a assistência técnica. Ela possui 20 elementos.
b. ISO 9002: Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviçois associados; possui 19 elementos. Sua diferença com a ISO 9001, é pelo fato dela ser voltada ao controle de projetos.
c. ISO 9003: modelo que é voltado para a garantia da qualidadeem inspeção e testes.
d. ISO 9004: modelo que contempla um conjunto de normas para a gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade. é composta pela ISO 9004-1 (Diretrizes), ISO 9004-2 (Diretrizes para serviços), ISO 9004-3 (Diretrizes para materiais processados), ISO 9004-4 (Diretrizes para melhoria da qualidade).

A ISO 9000 está voltada para a gestão da qualidade nas organizações,de modo que as mesmas possam continuamente desenvolver produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes, buscando a satisfação dos mesmos.
Para o alcance de um sistema de qualidade, os requisitos devem ser padrozinados por meio da ISO 9000, porém, cada organização é única, tanto em sua forma quanto em sua essência.
A norma ISO 9000 explicita quais os requisitos que o sistema degestão da organização deve atender, mas não determina a forma como estes requisitos devem ser atendidos, ou seja, ele diz o “quê” e não “como”. Desta forma, ela pode ser implementada em qualquer contexto organizacional e até mesmo em qualquer contexto cultural.

Após a implantação de seu sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9000, a própria organização pode auditá-lo para verificar se o...
tracking img