Iso 9000 e iso 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 148 (36820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://jasconsultoria.vilabol.uol.com.br/artigoGlossariodaQualidade.htm
acesso em 08 dez 2006; 08:23h

Conceitos ISO 14000
01. O que significa a sigla ISO?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça, fundada em 1947.
A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.
Opropósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 119 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
02. O que é a série ISO 14000
A série ISO 14.000 é composta pela normaISO 14.001 ( a única norma que permite a certificação ) e um conjunto de normas complementares ( ver item 12 ).
A ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de performance. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente. Algumas importantes características da ISO 14001:
· Ela é compreensiva: todos os membros da organizaçãoparticipam na proteção ambiental, envolvendo todos os "stake-holders" (os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a sociedade). São utilizados processos para identificar todos os impactos ambientais. A norma ISO 14.001 pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, industrial ou de serviço, de qualquer porte, de qualquer ramo de atividade.
· Ele é pró-ativa: seu foco é na ação eno pensamento pró-ativo, em lugar de reação a comandos e políticas de controle do passado.
· Ela é uma norma de sistema: ela reforça o melhoramento da proteção ambiental pelo uso de um único sistema de gerenciamento permeando todas as funções da organização.
O sistema de gerenciamento ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos:
· Uma política ambiental suportada pela AltaAdministração;
· Identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos;
· Identificação de requisitos legais e outros requisitos;
· Estabelecimento de objetivos e metas que suportem a política ambiental;
· Um programa de gerenciamento ambiental;
· Definição de papéis, responsabilidades e autoridade;
· Treinamento e conhecimento dos procedimentos;
· Processo de comunicação dosistema de gerenciamento ambiental com todas as partes interessadas;
· Procedimentos de controle operacional;
· Procedimentos para emergências;
· Procedimentos para monitorar e medir as operações que tem um significativo impacto ambiental;
· Procedimentos para corrigir não conformidade;
· Procedimentos para gerenciamento dos registros;
· Programa de auditorias e ação corretiva;
· Procedimentosde revisão do sistema pela alta administração.
É um processo que contém os elementos importantes do gerenciamento de uma empresa para identificar os aspectos significativos relativos a meio ambiente que a empresa pode influenciar e controlar.
03. Como surgiram as normas ISO 14.000?
O estabelecimento de um sistema de gerenciamento ambiental não é uma atividade simples. Deve ser investido tempo noseu planejamento.
Os primeiros passos foram dados na conferência das nações unidas realizada em Estocolmo ( Suécia ) no ano de 1972. entretanto, o assunto passou a ser tratado com prioridade a partir da Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992. Outro passo importante foi a publicação pela Bristish Standard Institution da norma BS-7750, uma norma sobre gerenciamentoambiental que serviu de base para a ISO 14.000.
04. Que tipo de informação encontramos na série ISO 14000?
A ISO 14.000 ajuda qualquer organização a tratar o meio ambiente de uma forma sistemática, melhorando portanto a sua performance. Uma alta prioridade da norma é a proteção dos empregados, através do cumprimento de toda a legislação e regulamentos. A norma prevê o estabelecimento de metas e...
tracking img