Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IFSC - Campus São José –Área de Refrigeração e Ar Condicionado – Prof. Gilson – Desenvolvimento de Chapas

DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS

É o processo empregado para transformar em superfície plana, peças, reservatórios, uniões de tubulações e de dutos, normalmente feitos em chapas, razão pela qual este processo também é chamado de planificação. Quando é possível desenvolver a superfície lateralde um sólido segundo uma técnica determinada e estender perfeitamente essa superfície sobre um plano sem lhe fazer sofrer nenhuma deformação por martelamento, diz-se que a superfície é desenvolvível. Na área de Refrigeração e Ar Condicionado muitas construções são feitas a partir de desenhos de planificações, feitos inicialmente no computador e posteriormente nas chapas, em escala natural, paraque possa ser cortada, dobrada e/ou calandrado e posteriormente feito as uniões. Tanto na refrigeração industrial, como em sistemas de exaustão, ventilação e condicionamento de ar central o caldeireiro ou o confeccionador de dutos, partem de uma superfície plana, de uma chapa, para formar a superfície lateral das peças. As superfícies laterais destes sólidos podem ser compostas de partes planas e/oupartes curvas.

Desenvolve-se a superfície lateral de um prisma, de uma pirâmide, etc, descascando-a; desenvolve-se a superfície lateral de um cilindro, de um cone, etc, desmenbrando-a. Veja as figuras a seguir.

IFSC - Campus São José –Área de Refrigeração e Ar Condicionado – Prof. Gilson – Desenvolvimento de Chapas

Veja outros exemplos de planificações: a) Cubo

b) Cone

c) Prisma IFSC - Campus São José –Área de Refrigeração e Ar Condicionado – Prof. Gilson – Desenvolvimento de Chapas

Sistemas de Dutos em Instalações de Ar Condicionado

Após o dimensionamento dos dutos, ou seja, determinação das formas e dimensões o projetista deve fazer o detalhamento dos dispositivos de fixação, passagens pelas paredes e elementos de transições para os dutos. Quando devam serrealizadas em um sistema de dutos mudanças de medida ou forma, estas devem ser progressivas porém mínimas. Não devem ser executadas combinações não necessárias o qual não somente aumenta o custo da instalação como também as perdas por fricção e dificultam a limpeza. Os dutos são utilizados em forma circular, retangular ou quadrada. Desde o ponto de vista econômico, o duto circular é o preferido,devido a que pode transportar maior quantidade de ar ocupando o mínimo de espaço. Isto significa menos material na confecção do duto, menor superfície, menor fricção e menor quantidade de isolamento. Desde o ponto de vista da aparência o duto de secção retangular é o preferido, devido a que a sua superfície chata resulta em um melhor acabamento, sendo também mais fácil de trabalhar. Obviamente o dutoretangular é a solução para alguns problemas em que se deve passar o mesmo, dispondo de alturas (profundidades) pequenas no forro. E prática comum usar dutos de secção retangular para “plenuns” e dutos de secção circular para distribuição. Os dutos são construídos em chapa galvanizada, podendo, em condições especiais, serem executados em alumínio, concreto ou madeira. A tabela abaixo extraída daNB-10 da ABNT mostra a bitola de chapas galvanizadas recomendadas para a fabricação de dutos.

Bitola das chapas galvanizadas recomendadas para fabricação de dutos Bitola de chapa 26 24 22 20 18 Espessura Equivalente — mm 0,46 0,61 0,76 0,91 1,21 Duto circular; Diâmetro — cm até 45 até 100 até 150 até 240 até 375 Duto retangular Lado maior — cm até 30 até 100 até 150 até 240 até 375

Astransições podem ser cotovelos, curvas, redutores, colares, conexões flexíveis e combinações variadas. Alguns tipos podem ser vistos na figura a seguir.

IFSC - Campus São José –Área de Refrigeração e Ar Condicionado – Prof. Gilson – Desenvolvimento de Chapas

Tipos básicos de transições usadas em sistemas de condicionamento de ar.

O detalhamento consiste em um desenho da planificação de cada...
tracking img