Lygia fagundes telles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lygia Fagundes Telles
Quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, nasce na capital paulista em 19 de Abril de 1923.
Acostuma-se a ouvirhistorias contadas pelas professoras e por outras crianças.Começa a criar seus próprios contos em 1931 alfabetizada,escrevia paginas de seus cadernos escolares
que ia contar nas rodas domesticas.Seu pai gostava de freqüentar casas de jogos, levando Lygia consigo para dar sorte.Sempre preferia o verde ,esta em toda a minha ficção.
Primeiro Porão e Sobrado è o primeiro livro de contospublicado pela autora.Ingressa em 1940 na Escola Superior de Educação Física. No ano de 1941 inicia o curso de Direito,
Reuniam em restaurantes, cafés e livrarias próximas a Faculdade. Conhece Mario eOswald de Andrade, Paulo Emilio Sales Gomes entres outros,e integra a Academia de Letras da Faculdade e colabora com jornais Arcádia e a Balança.
Segundo livro foi Praia Viva da sua segundacoletânea de contos, atenta aos acontecimentos políticos, Lygia participa de uma passeata contra o Estado Novo.
Terceiro livro de contos, O Cacto Vermelho. O volume recebeu o Premio Afonso Arinos, daAcademia Brasileira de Letra.
Casa-se com o jurista Goffredo da Silva Telles Jr., seu professor na Faculdade de Direito.Em 1952 escreve primeiro romance, Ciranda de Pedra . Nasce seu único FilhoGoffredo da Silva Telles Neto. Seu livro de contos, Historias do Desencontro é premiado pelo Instituto Nacional do Livro em 1958.
Seu segundo romance Verão no Aquário, começa a escrever o romanceAs Meninas, inspirado no momento político por que passa o pais. Em 1964 e 1965 são publicados seus livros de contos Histórias escolhidas e O Jardim Selvagem.
A convite do cineasta Paulo CésarSarraceni e em parceria com Paulo Emilio Salles Gomes, em 1967 faz a adaptação para o cinema do romance D. Casmuro, de Machado de Assis. Esse trabalho foi publicado em 1993 pela editora Siciliano de...
tracking img