Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas organizacionais para projetos

1. Introdução
Para o efetivo gerenciamento de um projeto, a equipe que irá executá-lo necessita estar organizada segundo uma estrutura. É esta estrutura que irá definir a sistemática de trabalho do grupo com o objetivo de entregar os resultados do projeto ao cliente no prazo previsto, dentro do custo programado e segundo as características técnicasdefinidas inicialmente.
Durante os últimos 30 anos uma revolução vem ocorrendo na introdução e desenvolvimento de novas estruturas organizacionais. Os executivos perceberam que as organizações devem ser mais dinâmicas, ou seja, elas devem ser capazes de se reestruturar rapidamente, conforme as necessidades do mercado (KERZNER, 2001).
Segundo Patah e Carvalho (2002), a estrutura organizacionaldeve ser dinâmica, ou seja, capaz de rápidas mudanças caso o ambiente exija. Os fatores externos envolvidos podem ser aumento de competitividade no nicho de mercado, mudanças na tecnologia, ou até a imprevisibilidade da demanda.
A organização tradicional, dita funcional, marcada pela divisão através de departamentos, apresenta aspectos positivos, como: maior efetividade de controle; menorincidência de conflitos internos; forte domínio técnico dos departamentos e comunicação interna facilitada, visto que cada funcionário se reporta a apenas um diretor.
Não obstante, com a crescente diversificação demandada pelo mercado, tornou-secada vez mais difícil gerenciar projetos em empresas com organização funcional, visto que, neste sistema, tende-se a atender o ponto de vista de um departamento enão o ponto de vista do cliente.
Como alternativas à rigidez da estrutura organizacional funcional ou tradicional surgiram as estruturas projetizada e matricial.
Segundo Meredith e Mantel (2000), a estrutura projetizada, mais nova que a estrutura funcional, vem apresentando rápido crescimento nas últimas décadas. O autor argumenta que muitas são as razões para a popularização deste tipo deestrutura organizacional, agrupando-as em quatro tópicos principais. Primeiramente, a velocidade de respostas e a orientação ao mercado tornaram-se uma exigência para a obtenção de sucesso nos dias de hoje. Em segundo lugar, o desenvolvimento regular de novos produtos, processos ou serviços requer informações das mais diferentes áreas de conhecimento. Em terceiro lugar, a rápida expansão denovidades tecnológicas em particular todas as áreas das empresas tende a desestabilizar a estrutura das mesmas. Por fim, grande parte da alta administração das organizações não se sente muito confiante no entendimento e na coordenação de todas as atividades que ocorrem dentro de suas organizações.
Segundo Kerzner (2001), existem cinco indicadores que mostram que a tradicional estrutura funcional podenão ser a mais adequada para gerenciar projetos:

• os gerentes estão satisfeitos com as habilidades técnicas de suas equipes, mas os projetos não estão sendo executados segundo os cronogramas definidos e dentrodos custos programados;
• existe grande compromisso na execução do projeto, mas alta variação na performance do mesmo;
• muitos talentosos especialistas envolvidos com o projeto sesentem subutilizados;
• grupos específicos de trabalho reclamam constantemente uns dos outros por falhas na entrega do trabalho dentro do prazo previsto;
• projetos estão sendo executados dentro das especificações e nos prazos previstos, mas os subgrupos e os indivíduos não estão satisfeitos com os resultados. Kerzner (2001) salienta, no entanto, que não existe modelo único de estruturaorganizacional, pois a estrutura deve estar adequada ao tipo de projeto a ser gerenciado;

2) Tipos de Estruturas

A) Estrutura Funcional

Neste tipo de estrutura os gerentes funcionais mantêm controle absoluto sobre o projeto. Eles estabelecem seu próprio orçamento, com a aprovação dos superiores. Segundo Kerzner (2001), a maioria dos projetos que são desenvolvidos sob este tipo de estrutura é...
tracking img