Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGURANÇA NA SOLDAGEM.



Soldadores e Maçariqueiros são alguns dos profissionais que infelizmente integram este quadro, geralmente por falta de conhecimentos indispensáveis para executar seu trabalho com segurança.
Nesta unidade iremos descrever algumas informações e recomendações praticas que permitiram reduzir os riscos de acidentes provocados pela soldagem:

Processo deCorte e Soldagem a Gás.

( Gases.

É importante conhecer os tipos de gases utilizados no corte e Soldagem.
O oxigênio é um dos elementos mais abundantes da natureza, não queima por si só, mas e indispensável em toda combustão, e fornecido em cilindros de aço sobre pressão de aproximadamente 150 Kgf/cm2 ou em estado liquido.
O acetileno e fornecido em cilindros ou produzidono local pela reação entre água e carboneto de cálcio, conhecido como carbureto.
O acetileno é uma substância composta por carbono e hidrogênio queimado na presença do oxigênio, produz chama de temperatura mais alta de qualquer outro gás de uso comercial.
Outros gases combustíveis são usados atualmente misturados com oxigênio para queimar em maçaricos como:

METANO
PROPANOBUTANO
GLP

( Cuidados com o cilindro.

Mostraremos a seguir as precauções com os cilindros para evitar os riscos de explosão.
Os cilindros nunca devem ser mantidos próximos à fonte de calor como fornos e caldeiras, devem ser armazenados na posição vertical, devidamente fixados em lugares Pré - determinados para este fim. Na figura 1.144 (a) e (b), mostra esquematicamente oscilindros de oxigênio e acetileno.

[pic] [pic]
Figura 1.144 (a) - Cilindro de Oxigênio. Figura 1.144 (b) - Cilindro de Acetilêno.

O deslocamento manual do cilindro deve ser feito com a tampa de proteção mantendo – o na vertical e de preferência girando sobre a borda da base, deve ser evitado aqueda do cilindro assim com impactos de uns contra os outros, na figura 1.145 mostra como deslocar um cilindro com segurança.



[pic]
Figura 1.145 – Movimentação dos cilindros.


Os cilindros não deverem ficar próximos do local de soldagem, corte ou na impossibilidade deveram estar protegidas por chapas refratarias contra centelhas e chamas.
Os cilindros não devem sercolocados próximos a equipamentos elétricos ou conjuntos de solda que possam provocar faíscas. E aconselhável à presença de um extintor em perfeitas condições de uso, próximos aos locais de Soldagem.
Os cilindros vazios devem ser identificados com a palavra vazio e separados dos outros.
Não devem ser usados para pendurar ferramentas e outros objetos que possam danificar as válvulas e osreguladores de pressão.
Deve ser terminantemente proibido abrir as válvulas do cilindro com o auxilio de martelos e chaves.
Os cilindros devem ser protegidos contra o aumento excessivo de temperatura evitando exposição continua a radiação solar.
Os cilindros e os acessórios que entram em contato com oxigênio devem ser mantidos insetos de óleo ou graxas, a reação desses materiais comoxigênio pode gerar explosão.
Todo cuidado deve ser observado para evitar que jatos de oxigênio atinjam roupas sujas de óleo ou graxas. Deve ser evitado o manuseio dos cilindros e dos acessórios com luvas sujas de óleo ou graxas, na figura mostra 1.146, que não se deve lubrificar os equipamentos como cilindros e reguladores.


[pic]

Figura 1.146 – Desenho esquemático mostrando não usarlubrificante nas partes do cilindro e reguladores.

Os cilindros podem ser agrupados em baterias com objetivo centralizar e obter suprimento continuo além de permitir maior vazão de gás,
Os cilindros principalmente os de acetileno não pode ser transportados, armazenados e utilizados na posição horizontal para evitar o risco de explosão.



( Mangueiras e conexões.

As cores...
tracking img