Projetos sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Paula Souza
ETEC – Cubatão
1º Semestre de Meio Ambiente

Projetos Sustentáveis
Cidade de Freiburg, Alemanha Residencial Eco Vila, Praia Grande, Brasil

04/09/2012
Edilene Pereira Gomes, número 12
Raphaela Cristina, número 28Marcio Roberto Barbosa, número 24

Projetos Sustentáveis

O texto a seguir aborda projetos sustentáveis na cidade de Freiburg, Alemanha e na Eco Vila, Praia Grande, Brasil. A pesquisa do texto visa apontar alternativas sustentáveis aplicáveis ao contexto urbano, seja em municípios ou conjunto de residências.
O fator principal é a economia gerada por meio da capitação de energia solar, reuso ecapitação de água da chuva, diminuição da utilização de veículos a combustão, dentre outras soluções que visam a manutenção dos recursos naturais.

Vila Solar em Freiburg, Alemanha

Desde que foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, Freiburg vem experimentando o modo de vida sustentável. É lá que se encontra a famosa Vauban, uma vila de 5 mil habitantes criada para servir de distritomodelo de sustentabilidade. Todas as casas são construídas de maneira a provocar o menor impacto possível no meio ambiente, mas ela é conhecida mesmo por ser uma comunidade livre de automóveis e que incentiva modos mais ecológicos de deslocamento. Em Freiburg também existe uma vila totalmente abastecida por energia solar.
O Solarsiedlung ou “Vila Solar” é o projeto de construção solar maismoderno da Europa. Projetada por Rolf Disch, o condomínio segue as instruções da German Passive House (conforto interno sem a necessidade de aquecimento/resfriamento) e Plus Energy House (produz mais energia do que necessita). Além disso, o projeto contempla diversas questões ambientais como a seleção de materiais,consumo de energia, opções para transporte e métodos construtivos.
A Vila Solar (quepossui 58 unidades residenciais) está localizada em Freiburg, a “capital solar” da Alemanha. O layout do projeto é baseado na orientação solar. As casas com terraços são orientadas para o sul e a distância entre os prédios é determinada de tal forma que permita a insolação e o aquecimento de cada casa pela incidência de radiação solar. Os prédios possuem dois e três andares.
A eletricidade é geradapor painéis solares e a energia excedente é ligada e vendida à rede pública. A energia adicional nos meses de inverno é produzida por uma estação local abastecida com cavacos de madeira.

Antes de ser lançada nos coletores pluviais, a água da chuva passa por um sistema de drenagem natural. Parte dessa água ainda é coletada e armazenada para uso em irrigação e jardinagem ou utilizada para descargade vasos sanitários.
Outras estratégias mais tradicionais utilizadas incluem o uso de grandes aberturas na fachada sul para maximizar o ganho solar e aberturas pequenas no norte para minimizar a perda de calor. A projeção do telhado fornece sombra durante o verão, mas permite a passagem do sol durante o inverno para aquecimento passivo.

Como será a vida numa cidade do futuro? Freiburg éconsiderada, o melhor exemplo de uma cidade realmente moderna. Será que bate com o que você imaginou?
Super-arranha-céus, carros voando para lá e para cá, uma paisagem metálica e arrojada - um admirável mundo novo? Mas e se a gente sugerisse justamente o oposto? Você não queria morar lá?
Estamos em Freiburg, uma cidade no sudoeste da Alemanha que surgiu no século 12. Com uma igreja, uma das maisantigas da Europa, e casinhas no estilo gótico, fica difícil imaginar como ela se tornou hoje o maior símbolo de consciência ecológica do mundo.
Começamos pelo meio de transporte oficial de Freiburg: a bicicleta. Nada muito futurista, você já pensou. Então, que tal um bonde elétrico? Nada muito radical também. Mas quando se olham os medidores da qualidade do ar na cidade, nada mal esses índices de...
tracking img