Projetos prontos em leitura e poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Pedagógico
Escola municipal Professor Paulo Freire.

Título do Projeto: Resgatando o prazer de ler e escrever através da arte e do lúdico.

Justificativa:
Através deste projeto pretendemos despertar em nossos alunos o prazer de ler e escrever, proporcionando-lhes atividades lúdicas e prazerosas.
Este projeto envolverá a arte, adança e o mundo mágico dos contos e lendas da nossa região, onde oportunizaremos aos alunos momentos em que eles poderão expressar-se artisticamente através de dramatização e teatro utilizando-se dos contos e lendas da região.
Logo, estes momentos possibilitarão a descoberta de novos talentos como escritores, atores, dançarinos, além de desenvolver e potencializar nas crianças os dons artísticose o gosto pela literatura.
Fundamentação Teórica:
Despertar no aluno o prazer de ler e de escrever é um grande desafio do professor, da escola e de toda a Comunidade escolar, que para isso deve dá condições favoráveis para a realização da leitura e da escrita, não se tratam só de recursos de materiais pedagógicos, ou de espaço físico para implantação de biblioteca com diversificação de livros,revistas, e outros materiais impressos para leitura. Tudo isso é de extrema relevância, mas o professor juntamente com a escola também precisam se planejar de forma responsável e por em ação projetos que envolvam a leitura e a escrita de forma lúdica e prazerosa que possam atrair a atenção das crianças de forma motivadora.
“Desenvolver ambiente estimulante para aprendizagem é uma dasresponsabilidades primordiais do professor. Este precisa aceitar experiências passadas que os jovens trazem à situação de aprendizagem e depois fornecer material, acontecimentos e circunstâncias que possam ter relação com elas. Pode oferecer o apelo sensório que dá qualidade à aprendizagem e pode abrir os numerosos caminhos diferentes através dos quais se adquire conhecimento e se modifica o comportamento. Oprofessor pode pôr à disposição de cada jovem recursos para a mente e o espírito, para os olhos e as mãos, com os quais ele possa expressar sua própria unicidade e através dos quais possa vir a conhecer a unicidade dos outros. Quando planeja oportunidades de aprendizagem que possibilitarão às crianças e adolescentes experiências de vitalidade intensificada, o professor usa seus próprios recursoscomo pessoa – seus sentimentos, sua imaginação, seu poder de pensamento – e usa os recursos ambientais de tempo, espaço e materiais. Assim como o artista escolhe linha, cor, forma e textura, e as dispõe no interesse da utilidade e beleza, o professor precisa selecionar e dispor o ambiente físico de espaço, tempo e materiais, para obter a máxima receptividade dos alunos.” (Prudence Bostiwick, 1972,Apud Miel, 1972, pp. 162 e 163).
A Música e a dança também são excelentes instrumentos lúdicos na prática do ensino da leitura e da escrita de forma significativa, pois a música é uma linguagem pela qual a criança poderá expressar suas emoções, suas fantasias e seus sentimentos. E a dança permite a criança sentir a musica de maneira mais profunda, porque permite a criança desenvolver acapacidade de comunicar-se através de gestos e expressões corporais, além de acalmar e apaziguar a alma.
“Que seria de nossa vida se não pudéssemos nos comunicar, dizer o que queremos, sentimos e pensamos, fazer perguntas e ouvir respostas? É tão bom, depois de uma experiência intensa – uma viagem, por exemplo – , poder contar o que vimos, descrever os lugares, as situações, as pessoas, reviver asemoções que experimentamos. Ou, também confidenciar ao nosso melhor amigo um segredo, trocar idéias e experiências... Nós podemos nos comunicar com nossos semelhantes graças à linguagem, ou melhor a várias linguagens. Tão grande é no homem a necessidade de se expressar e de se comunicar que, desde os primórdios de nossa história, desenvolvemos vários meios para isso: a linguagem corporal, com gestos,...
tracking img