Projetos de circuitos integrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA



COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO:
PROJETOS DE CIRCUITOS INTEGRADOS

CAMPO GRANDE
2012


COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO:
PROJETOS DE CIRCUITOS INTEGRADOS

Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia,Curso de Engenharia Elétrica, disciplina Comunicação e Expressão. Orientado pela Professora Evellin Michele Rozon.

CAMPO GRANDE
2012
SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO_______________________________________4
2. CIRCUITO INTEGRADO_______________________________5
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO C.I_________________6
4. FUNÇÕES__________________________________________8
5. TIPOS DE CÁPSULAS DOC.I___________________________9
6. NA UFMS__________________________________________10
7. CONCLUSÃO_______________________________________11
8. BIBLIOGRAFIA______________________________________12

INTRODUÇÃO

Circuitos Integrados são circuitos eletrônicos funcionais, conhecidos como "chips, estão em todos os lugares. Com a miniaturização, todos se tornaram "micro": micro circuitos, microchips,microprocessadores. Independente do nome, o tamanho ou o modelo; todos são feitos de uma mesma unidade básica: o transistor, bem como conceitos vistos em eletrônica básica e aplicada. Após o aprofundamento passa-se para o estudo de projetos de circuitos integrados usando transistores, resistências, diodos, indutores que são montados sob a mesma placa de silício e encapsulados. Fazem também  oprocesso de pinagem, ou seja, as entradas e saídas do circuito são levadas ao seu respectivo pino. Fora o projeto em si é objetivo também diminuir o máximo possível o tamanho do mesmo para redução do preço e cumprir as regras impostas pela empresa responsável por fabricar o mesmo. É praticamente impossível serem encontrados circuitos integrados que não possuam, internamente, centenas, milhares ou mesmomilhões de transistores, juntamente com outros componentes como resistências e condensadores.

CIRCUITO INTEGRADO

Surgiram na década de 1970, pode ser considerado como sendo inventado por Jack Kilby de Texas Instruments e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor trabalhando independentemente um do outro. Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por umconjunto de transistores, diodos, resistores e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substancia comum semicondutora de silício que é chamado vulgarmente de CHIP.
Os componentes discretos são maiores do que precisam ser. O corpo normal do componente, que parece ser pequeno, é na verdade um exagero; se restringir, eletricamente, ao que realmente “faz o trabalho” no componente, ou seja,a sua parte funcional.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO C.I

Vantagens da utilização de circuitos integrados:
Tamanho
Os circuitos integrados possuem o equivalente a milhares de componentes eletrônicos (como resistores, diodos, capacitores, e transistores) em sua constituição interna sendo assim ocupam pouco espaço.
Peso
Como possui dimensões reduzidas, os circuitos integrados também diminuemo peso.
Potência
Por ter tamanho reduzido, os CI consomem menos potência e aquecem menos, o que traz economia.
Alta velocidade
Como o tamanho é reduzido, os sinais levam pouco tempo para percorrê-lo, permitindo altas velocidades.
Confiabilidade
Os CI são fabricados com um rigoroso controle de qualidade. Normalmente, um circuito integrado é 50 vezes mais confiável (baixo índice de falhas) queum circuito convencional.
Custo
Um CI tem um custo menor do que o custo total de componentes e materiais que seriam necessários para montar um circuito equivalente e como eles são inseridos no mesmo chip menos material é utilizado.
Facilidade de manutenção
É mais fácil realizar a manutenção em circuitos integrados complexos, que utilizam circuitos integrados, do que se estes fossem...
tracking img