Projetos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
ADA LEENY CAVALCANTE DE OLIVEIRA

PROJETO DE PESQUISA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA CIDADE DE BOA VISTA: UMA ABORDAGEM SOBRE A LEI N˚ 11.340/06


BOA VISTA-RR
NOVEMBRO/2012

ADA LEENY CAVALCANTE DE OLIVEIRA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA CIDADE DE BOA VISTA: UMA ABORDAGEM SOBRE A LEI N˚11.340/06

Projeto de pesquisa apresentado como requisito obrigatório da verificação Semestral da disciplina pesquisa Social II oferecido no 6º semestre do curso Bacharelado em Serviço Social, turma 6º SSN-A da Faculdade Estácio Atual pela Professora Henriqueta Alencar.
Projeto de pesquisa apresentado como requisito obrigatório da verificação Semestral da disciplina pesquisa Social II oferecido no6º semestre do curso Bacharelado em Serviço Social, turma 6º SSN-A da Faculdade Estácio Atual pela Professora Henriqueta Alencar.



BOA VISTA-RR
NOVEMBRO/2012


Sumário
1 TEMA: Violência Domestica Contra a Mulher na Cidade de Boa Vistapag.04
2 Delimitação do Temapag.04
3Problemáticapag.04
4 Justificativapag.05
5 Objetivo pag.06
5.1 Objetivo Geralpag.06
5.2 Objetivo Específico pag.06
6 Referencial Teórico pag.07
7 Metodologia pag.11
8 Cronograma pag.12
9 Referencial Teórico pag.13

TEMA:
Violência Doméstica contra a mulher na cidade de Boa Vista: Uma abordagem sobre a Lei N˚ 11.340/06.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A violênciaDoméstica contra a mulher não é um problema recente, vem de muito tempo, alimentada por uma sociedade machista ela está presente em todas as camadas sociais. Geralmente é praticada por seu companheiro, acarretando vários conflitos psicológicos, físicos e emocionais na vida da vítima. Com o surgimento da Lei n˚ 11.340/06 Lei Maria da Penha, têm-se observado sua repercussão pelos meios decomunicação e sua aplicabilidade.
A vítima pode dispor de proteção policial. Receber informações sobre os seus direitos, de modo que possa pleitear a concessão de uma ou mais medidas, dentre as opções, há a fixação de alimentos provisórios, o estabelecimento da guarda provisória dos filhos e da convivência familiar, a proibição de aproximação do agressor com relação á vítima, dentre outras. Pereira(2011,p.235).
Considerando a violência doméstica contra a mulher no Município de Boa vista capital de Roraima no período de 2010 e 2012 com ênfase nos bairros Senador Hélio Campos e Santa Tereza, pois os mesmos possuem os maiores índices de violência doméstica.

PROBLEMÁTICA:
São inúmeras as funções atribuídas a mulher socialmente, mãe, dona-de-casa, companheira, amante e trabalhadora. Mesmodesempenhando bem todas as responsabilidades com dedicação e competência, às vezes não são visíveis, pois, o problema da violência domestica e familiar esta em casa e não fora dela. (MORGADO, 2005, p.311)
Tendo em vista a definição dada, o que leva a perpetuação da violência doméstica contra a mulher nos bairros de Boa Vista?
A mulher em situação de violência, seja física, psicológica ousexual, é acometida por sérios problemas físicos e emocionais, tais como: dores ou desconfortos severos, problemas de concentração, tonturas, cefaléias, depressão, baixa autoestima, insônia, tentativas de suicídio, uso diário de álcool e drogas, sofrimento psíquico em geral, trauma neurológico, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Em 2002,a Organização Mundial da Saúde (OMS),considerou a violência contra a mulher como um problema de saúde pública devido à elevada frequência com que ocorre e pelas repercussões na vida da mulher, na família, na economia, nos serviços de saúde como atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na justiça e na sociedade.
Portanto é notório que a violência causa transtorno não somente na vida da vítima, mas em todo o contexto social....
tracking img