Projetor de perfil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Schott Brasil

Apostila de controle dimensional
Focada em controle de frascos

Instrumentos utilizados na planta

Na planta produtiva da Schott Brasil ltda., encontraremos paquímetros de nônio ou vernier, paquímetros digitais, relógios comparadores, projetores de perfis e calibradores tipo passa não passa, interesse deste treinamento.

Paquímetro

Paquímetro é um instrumentoutilizado em medição linear. Podendo ser de leitura em nônio ou vernier ou de leitura digital. Os paquímetros podem ter características de medição, para até quatro pontos para tomada de dimensões os quais são chamados quadrimensionais.
Nele podem-se tomar medidas internas, externas, profundidades e ressaltos.

Paquímetro de nônio ou vernier

No paquímetro de nônio ou vernier, o operadordeve fazer a leitura utilizando a escala fixa junto à de nônio ou vernier ambas da unidade que se deseja.
No cursor, encontra-se a escala de nônio ou vernier, o mesmo se movimenta sobre a escala fixa, com a interpolação entre as escalas, fixa e móvel, consegue-se uma leitura fracionada da divisão existente na escala fixa.
Segue abaixo ilustração de um paquímetro de nônio ou vernierquadrimensional, mostrando suas partes e pontos de medição.
[pic]

Resolução de um paquímetro de nônio ou vernier

Resolução consiste na menor medida que se pode tomar em um instrumento. E pode ser calculada pela seguinte formula:

R = U
D

Onde:
R = Resolução do instrumento
U = Unidade de medida da menor divisão na escala fixa
D = Numero de divisõesexistentes na escala de nônio ou vernier

Leitura de um paquímetro de nônio ou vernier

A principio deve-se observar qual a posição do ponto zero, na escala de nônio ou vernier em relação à escala fixa, encontrando o último valor na escala fixa, antes do zero na escala de nônio ou vernier. Encontrando assim o valor milimétrico, arredondado para baixo.
Seguindo é necessário que seencontre um ponto de coincidência entre um traço da escala fixa com um traço da escala de nônio ou vernier, observando-se qual a posição na escala de nônio ou vernier. Com esse dado tem-se que utilizar à seguinte formula:

V = R x N + VU
Onde:
V = Valor da medida que esta sendo tomada
R = Resolução do instrumento
N = Traço coincidente na escala de nônio ouvernier
VU = Ultimo valor na escala fixa antes do zero na escala de nônio

Na grande maioria dos paquímetros quadrimensionais existem escalas em milímetros e em polegadas.
A escala em milímetros tem os seus nônios ou verniers, fracionando os milímetros em décimos ou centésimos de milímetros, e a de polegada fracionando-a em: polegada milésimal ou frações de polegada.
Serão focadas mediçõesem milímetros que é a medida padrão da empresa. Abaixo temos uma figura de exemplo.

[pic]

Paquímetro digital

Em um paquímetro digital, a leitura é feita através de um display digital. Nele podemos ter escalas em milímetros ou polegadas. No display pode ser mostrada uma resolução em centésimos de milímetros ou polegada milésimal.
O principio de funcionamento do paquímetrodigital é parecido com o do paquímetro de nônio ou vernier, porem sua leitura não depende de escalas, tendo em vista que os valores são mostrados no display digital (utiliza-se de réguas digitais para fazer a contagem dimensional).
Os paquímetros digitais funcionam com bateria, a qual faz funcionar seu display e seu sistema de contagem. Os paquímetros digitais podem ter alguns recursos como:medidas em milímetro ou em polegada, sistema de memória de ponto zero e portas de comunicação para ser utilizada com programas de controle em computadores.
O comando das funções de um paquímetro é feita através de botões, podendo ser eles: botão ‘on/off’, liga e desliga o instrumento; botão ‘zero’, reconhece o ponto como ponto zero para o contador; botão ‘reset’, reconhece o ponto como zero...
tracking img