Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Jardins dos valores.
"O heroísmo pode salvar um povo em circunstâncias difíceis; mas é apenas a acumulação diária de pequenas virtudes que determina a sua grandeza."
(Gustave Le Bon)

INTRODUÇÃO:(
Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em cada país na medida em que educadores, pais e atémesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam na falta de coesão social.
Nós, educadores, somos solicitados freqüentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Sendoassim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivênciaem grupo.
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir, elucidando-os sobre o perigo.Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, construindo na infância qualidade paranovos desafios; resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites.
Desta forma, desenvolver um cidadão crítico, sua identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica.
A criança aprende moralidade e desenvolve-aobservando. A presença de autoridade é importante para o desenvolvimento da mesma.
Educação Infantil é o momento de ensinar as crianças conceitos simples de educação que ajudem a desenvolver princípios morais como, por exemplo:
- Pedir desculpas = Estimulando o senso de justiça
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
Fazer com que a criança sesensibilize com o outro: isso pode ser favorecido com a brincadeira, com a música e com o contar histórias, desenvolvendo a compaixão que é o facilitador para se chegar à moralidade.
“(...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama.
Devemos ampliar a linguagem na escola e mudar nossa postura como educadores diante dos alunos, não os rotulando, trabalhandoe elaborando positivamente conceitos errados e/ou negativos, pré-estabelecidos, e transformá-los numa linguagem atual, fortalecendo, assim, conteúdos positivos que facilitem a formação de um caráter adequado; é o momento de ajudar a criança e os docentes a pensarem e refletirem sobre diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo emgeral, aprofundando o entendimento, a motivação e a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais positivas.
É muito importante promover a integração entre o aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça, dignidade. Na educação infantil é importante que as...
tracking img