Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TEMA
RECICLAGEM DE PNEUS

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
MANAUS

1.3 LOCAL
RIO LIMPO

1.4 LINHA DE PESQUISA
ENGENHARIA AMBIENTAL

2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar os métodos de redução, reutilização e reciclagem de pneus, para melhoria do meio ambiente.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Contribuir para a formação ambientaldos estudantes;
b) Reduzir, significativamente, na quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e assim, reduzir o impacto ambiental;
c) Analisar o reaproveitamento da borracha de pneus em ligantes asfálticos como uma das possíveis vertentes da reciclagem de pneus insersíveis.
d) Incentivar a pesquisa na área de reaproveitamento de pneus, no sentido do desenvolvimento de novastecnologias apropriadas.
e) Usufruir de sua utilização na fabricação de novos produtos.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais as formas de tratamentos que devemos dar aos pneus insersíveis de forma a diminuir os impactos ambientais e fazer-mos o seu reaproveitamento?

4 FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
- Montar um projeto indicando ecopontos, onde uma empresa seria responsável pelo recolhimento e transportedesses pneus até a empresa que faz a reciclagem desse resíduo sólido.

5 METODOS
5.1 MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Método Observacional e Método Estatístico

5.2 NATUREZA DA PESQUISA
Quantitativa

5.3 FORMAS DA PESQUISA
Exploratória

5.4 OS MEIOS DE INVESTIGAÇÃO
Bibliográfica e Campo

5.5 TIPO DE PESQUISA
Pesquisa documental

5.6 UNIVERSO E AMOSTRA
Amostra Probabilística

5.7MATERIAIS
Documentação indireta

5.8 ANÁLISE

6 JUSTIFICATIVA

7 REVISÃO DA LITERATURA

RECICLAGEM DE PNEUS
7.1 TIPOS E CONSTRUÇÃO DOS PNEUS
Muitos são os tipos de pneus devido a sua aplicação em diferentes veículos. Os mais comuns são os pneus para automóveis, caminhões, ônibus, utilitários leves (pick-ups, vans), motocicletas e bicicletas. Também são fabricados pneus especiais paraaviões, veículos de competição esportiva, tratores agrícolas, equipamentos de construção e de movimentação de materiais. Os pneus são preenchidos por ar comprimido, numa câmara de borracha inserida dentro do pneu, porém, cresceu a aplicação de pneus sem câmara, com o ar comprimido injetado diretamente no interior do pneu. Há, também, pneus de borracha sólida, com aplicação restrita a alguns veículosindustriais, agrícolas e militares.
Um pneu é construído, basicamente, com uma mistura de borracha natural e de elastômeros chamados de "borrachas sintéticas". A mistura é espalmada num molde e, para a vulcanização - feita a uma temperatura de 120-160ºC - utiliza-se o enxofre, compostos de zinco como aceleradores e outros compostos ativadores e antioxidantes. Um fio de aço é embutido no talão, que seajusta ao aro da roda e, uma manta de tecido de nylon reforça a carcaça com uma malha de arame de aço entrelaçada nas camadas superiores. Estes materiais introduzem os elementos químicos da composição total de um pneu típico.
O peso de um pneu de automóvel varia entre 5,5 e 7,0 kg (182 a 143 unidades por tonelada), e um pneu de caminhão pesa entre 55 e 80 kg.(18 a 12 unidades por tonelada).7.2 DESTINAÇÕES DOS PNEUS USADOS
Descrevem-se a seguir as mais ocorrentes destinações que se dão, atualmente, aos pneus usados.
7.2.1 Recuperação (Recauchutagem)
Os pneus são o segundo item de maior custo de uso dos veículos automotores, depois do combustível. Devido a isto, se desenvolveu um processo para a reforma de um pneu usado, denominado recauchutagem, que é vulcanizada a camada superiorde borracha da banda de rolamento. Os requisitos para que se possa fazer a reforma da estrutura geral do pneu é que não apresente cortes e deformações, e apresente os sulcos e saliências que permitem sua aderência ao solo. As precárias condições dos pavimentos de estradas e ruas limitam muito a vida útil do pneu, assim como impedem sua reforma.
Em boas condições de conservação, um pneu de...
tracking img