Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Feira de Santana
Licenciatura em Matemática
Docente: Adriana Bulos
Grupo: Delson Matias de Lima
Juracy Marques de Jesus Júnior
Maurício Mendes de Almeida marques
Thais Tereza Santos Oliveira Tripodi









PROJETO














FEIRA DE SANTANA, BA
2011









Sumário



Projeto.........................................................................0 3
Relatório ..................................................................... 08
Referências ................................................................. 10














Tema: A dinâmica das funções.

Problema: A dificuldade dos alunos no conteúdo de funções.

Objetivo: Fazer com que os alunos reflitam que a função está presenteno dia-a-dia.

Justificativa: Proveniente de um trabalho requerido pela matéria de INEM II e devido à grande dificuldade existente nos alunos tanto na matemática quanto da física colegial, nós do 2º semestre de Licenciatura em Matemática da UEFS nos propusemos a pesquisar sobre os temas: Equação Afim e Equação Quadrática.
Ao longo dos nossos estudos, em sala, através do estudo dos materiaispedagógicos, extra classe, nas pesquisas para a elaboração do trabalho, e em campo (sala de aula), percebemos que alunos do 1º ano do Ensino Médio passavam por uma grande dificuldade no conteúdo de funções. A partir daí nos encontramos num grande dilema: por que os alunos da respectiva série tem dificuldade em aprender esse conteúdo? Será que o nível de abstração do conteúdo é alto? Ou será que é ametodologia do professor que precisa ser reformulada? É então neste ponto que entra a importância das nossas pesquisas, pois como futuros professores de matemática podemos nos deparar com situações parecidas e teremos que saber como contorná-las.
É neste ponto também que nasce um dos mais importantes meios de didática (na nossa opinião) no nosso trabalho, que é a aplicação de jogos. Oficinas edinâmicas em sala de aula na explicação dos conteúdos expostos, no nosso caso Funções Afim e Quadrática.

Clientela: Alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Referencial teórico: O artigo escolhido como referencial teórico mostra as contribuições do jogo, logo incluindo oficinas e dinâmicas, no processo de aprendizagem sobre conceitos matemáticos, em específico o conteúdo função quadrática. Baseando-seassim na teoria de Vygotsky onde trata da capacidade que o individuo tem de aprender sozinho e aprender com a ajuda de outro individuo (Zona de Desenvolvimento Proxima).
Com isso os benefícios do jogo, oficinas e dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos são cada vez mais evidentes. São encontrados diversos trabalhos, em eventos de discussões sobre educaçãomatemática, que abordam tais benefícios. Todas essas discussões ocorrem devido à disciplina matemática ainda ser um dos pontos críticos para repetência e evasão escolar no nosso sistema educacional. Além disso, a matéria é considerada, pelos alunos como uma matéria “chata”, devido aos seus excessivos cálculos e fórmulas, que os docentes expõem aos seus alunos para serem memorizadas.
Convém ressaltar que, aidéia é induzir o aluno a utilizar o cálculo mental, já que ele acha tão cansativo o processo mecânico do conteúdo. Além disso, contribui para despertar o espírito de competição, já que o jogo é realizado em grupos.
Segundo Vygotsky, o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo, oficina e dinâmicas que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada,adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração (VYGOTSKY, 1989). Verifica-se então que o jogo pode ser um grande aliado, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
A organização de uma atividade com jogo, oficinas e dinâmicas, com o objetivo pedagógico, requer diversos cuidados. Saber a quantidade de alunos, o nível dos...
tracking img