Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

O tamanho do projeto é definido por sua capacidade de produção durante um período de trabalho considerado normal. Para estabelecer a decisão sobre o tamanho é necessário considerar as restrições impostas por outros fatores. Dessa forma, as alternativas de localização, tecnologia de produção disponíveis ou permitidas, devido aos impactos ambientais, a demanda total prevista, aparticipação projetada no mercado, bem como as formas de financiamento admitidas, determinam conjuntamente as soluções viáveis para decisão sobre o tamanho do projeto.

Este estudo tem por finalidade levantar os parâmetros do empreendimento industrial que conduzem a alternativa ótima que sempre se abrangeu:

✓ Estudo de mercado, visando definir produtos, faixa de mercado e condiçõesde comercialização;

✓ Estudo de localização, visando definir onde produzir;

✓ Estudo de engenharia, visando definir a tecnologia e caracterizar o processo produtivo;

✓ Estudo do tamanho, visando definir escala e nível econômico;

✓ Estudo econômico-financeiro, visando definir investimento e recursos financeiros.

✓ Tamanho = capacidade de produção.

Estasconsiderações mostram que a decisão em relação ao tamanho ideal, ou seja, tamanho ótimo, depende da capacidade futura de competição, e para que esta seja definida é necessária a analise em primeiro lugar do estudo do mercado juntamente com o estudo de localização. Todos os demais fatores serão estruturados a partir do programa de produção que será justamente estabelecido através do dimensionamentodo mercado.

A analise da demanda, a produção de produtos elásticos ou inelásticos, tudo influenciará na decisão do tamanho da empresa.

O tamanho do projeto esta limitado também pelas possibilidades financeiras da empresa ou dos empresários, visto que, maiores tamanhos implicam maiores investimentos de capital, e a disponibilidade de credito pela as instituições financeiras paraalguns ramos de negócios são limitados ou inexistentes.

Resumindo, esses parâmetros interferem uns aos outros, e a delimitação no espaço de escolha relativo a cada um, depende de uma serie de condicionantes originados tanto da política adota quanto do ambiente externo à organização.

Definição e Medida do Tamanho

Definição: Tamanho da fábrica é a capacidade de produçãoque pode ser atingida pela mesma quando em operação durante um período de tempo normal, do ponto de vista técnico e econômico.

Conceito de capacidade de produção do ponto de vista técnico ou de engenharia : a capacidade de produção que define o tamanho do processo é a máxima produção que pode ser obtida com determinado processo (ou equipamento) durante dado intervalo de tempo. Nestesentido o técnico separa o conceito de capacidade nominal do conceito de capacidade efetiva.

Capacidade nominal – é a capacidade teórica que seria obtida caso todos os equipamentos funcionassem de modo eficiente, porém existem interrupções e/ou perdas de eficiência devidas à mão-de-obra destreinada, paradas obrigatórias para fazer reparos e manutenções dos equipamentos.

Capacidadeefetiva – é o resultado do processo tendo em conta as interrupções e perdas de eficiência. Em geral a capacidade efetiva é menor que a nominal.

Outro fator que influencia no processo de produção é a utilização dos equipamentos, muitas vezes sub-utilizados , seja em razão da indivisibilidade do equipamento principal ou em razão da paralisação de equipamentos secundários. Ainda pode-seconsiderar a utilização do equipamento em turnos no caso de processo contínuo ou de demanda que justifique os custos incrementais. Pode ser também que o processo tenha sido instalado para operar com matérias-primas de oferta sazonal e/ou limitada a certos meses do ano. Nestes casos, os técnicos ajustam o conceito de tamanho através da consideração do tempo de operação, assim, mesmo nestas condições, a...
tracking img