Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Ciências Humanas – Campus VI
Curso de Geografia – Prolin Ituaçu
Disciplina – Estágio Supervisionado II
Professor – Glauber Barros









GLOBALIZAÇÃO E AS QUESTÕES AGRÁRIAS.









ITUAÇU
2012
Célio dos Santos Andrade
Fernando Silva Ávila
Gilka Jacqueline Rocha Guimarães
Manoel Gonçalves Santos RochaSheila Aparecida Oliveira Dantas
Valtércia Novais Pires Gomes



















Projeto de ação, para o estágio no ensino médio, turma 3ª, sob orientação do professor Mestre Glauber Barros como requisito avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado II.












ITUAÇU
2012
INTRODUÇÃO




O referido Projetotem por base trabalhar a temática globalização no ensino médio, sendo um tema complexo, que determina um leque de informações e reflexões, tal temática deverá estar de acordo com o conhecimento significativo do educando, ou seja, deverá trazer o conteúdo à realidade local. A partir dos conceitos adquiridos sobre a globalização os alunos conseguirão entender os processos geográficos econômicos quepermeiam o mundo, e respectivamente entenderão a influencia do capitalismo e as correntes de desigualdades sociais impostas por esse fenômeno. A lógica de se trabalhar com a globalização é trazer o aluno para viver a fiel realidade desse processo e identificar pontos positivos e negativos que correspondam a tal fenômeno dentro do seu cotidiano. O projeto proposto, não visa apenas uma aulaconteudística, mas uma ponte que liga o local ao global, através de atividades motivadoras, lúdicas e reflexivas por onde o conhecimento geográfico possa perpassar de forma significativa e prazerosa.
JUSTIFICATIVA




Por vivermos em um mundo dinâmico e com inovações constantes, percebemos a suma importância de compreender essa rede de novidades que vivenciamos a cada dia. Para entendermostais processos percebemos também a importância de estudarmos o termo globalização e a suas influencias no desenvolvimento econômico, social e geográfico, a educação tem como dever trabalhar essa temática de forma objetiva e coerente, levando os alunos a entenderem os pontos positivos e negativos da estrutura construída pela globalização e sua reação na construção dos moldestécnico-cientifico-informacional de um novo setor da divisão do trabalho que a humanidade vivencia atualmente; nessa conjuntura aliada a disciplina Geografia, o professor do ensino médio que tem como objetivo formar cidadãos críticos e reflexivos, deve trabalhar esse conceito de maneira clara e concisa, fazendo com que o alunado correspondente a essa etapa de ensino consiga assimilar o seu papel como agente difusor daglobalização e que possam reter as deixas positivas como o avanço tecnológico e informacional trazidos pela ciência considerada raiz da globalização, e das mazelas sociais impostas pelo capitalismo que também funciona como mola propulsora desta temática. Levando em conta a importância de se trabalhar tal temática podemos citar Milton Santos: "O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senãocomo metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (Milton Santos, 1993). Para tal tema a consideralvel importancia de se trabalhá-lo na sala de aula.




OBJETIVO:


Identificar os processos e as relações estabelecidas pela globalização, enfocando os fatores agrícolas.


Objetivos Específicos:
• Conhecer osprocessos globais identificando seus pontos positivos e negativos;
• Caracterizar os elementos locais que correspondam aos processos de globalização;
• Analisar e avaliar reflexivamente e criticamente as influencias do capitalismo, da globalização e do globalitarismo que permeia as relações sociais.
• Explicar de maneira significativa as reações do mundo, da ciência e do ser...
tracking img