Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


A Prática de Ensino da Matemática nas séries iniciais consiste em elaborar relatórios e resumos através de questionário com o objetivo de coletar dados e análise dos resultados obtidos no contexto escolar observado.
A prática considera a necessidade de avaliar a proposta de ensino de livros didáticos, projetos, planos de aula, recursos e técnicas desenvolvidas em turmas doEnsino Fundamental I.
Sugestão bibliográfica para o suporte teórico:
Normas da ABNT. Disponível em:< http://www.firb.br/abntmonograf.htm >. Acesso em jul. 2012
Normas da ABNT. Disponível em : < http://143.106.58.49/relat2.html >. Acesso em jul. 2012.
- O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS, CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS.. Disponível em: . Acesso em jul. 2012.
-A importância da leitura nas séries iniciais. Disponível em: . Acesso em jul. 2012.
- Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e ações psico & pedagógicas Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862008000300009&script=sci_arttext>. Acesso em jul. 2012.
-O jogo e aconstrução do conhecimento matemático. Disponível em: . Acesso em jul. 2012.
-O jogo no ensino da matemática nas séries iniciais. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/o-jogo-no-ensino-da-matematica-nas-series-iniciais/23915/ >. Acesso em jul. 2012.
2. JUSTIFICATIVA

Esse trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos da aprendizagem da docência, nas relações constituídas porprofessores atuantes entre o conhecimento matemático e as dificuldades de interpretação na língua portuguesa nas séries iniciais, pois interferem na construção do conhecimento lógico-matemático.
A necessidade da prática de ensino na disciplina de matemática compromete-se em criar condições de o aluno desenvolver sua competência através da dinâmica da escrita e do conhecimento lógico matemático.Existe uma relação entre os conhecimentos teóricos da língua portuguesa (gramática e interpretação) e os cálculos matemáticos ao que deve ser ensinado em sala de aula. Pois, sabe-se que uma depende da outra, estão interligadas.
Existe também, uma necessidade em avaliar o conteúdo que está sendo proposto nos livros didáticos do Ensino Fundamental I, os projetos desenvolvidos, dinâmicas e asestratégias utilizadas no cotidiano do aluno.
Há uma necessidade de discutir o que é sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, suas características e objetivos para a construção do conhecimento dos nossos alunos.
Analisar os textos dos livros “Parâmetros Curriculares Nacionais”, MEC -1997 e “Didática da Matemática”, “Jogos de Regras e Resolução de Problemas”.











3. OBJETIVOS3.1. – Objetivo geral:


Desenvolver atividades básicas em escolas do Ensino Fundamental, observando as ações e interações com a comunidade escolar (alunos, professores e gestores da escola), dando prioridade ao desenvolvimento de atitudes e aprendizagens em sala de aula.


3.2.- Objetivos específicos:

• Verificar qual é a proposta de trabalho em determinada série do ensinofundamental I;
• Verificar se a proposta contempla uma perspectiva de trabalho alinhada às orientações segundo o PCN na disciplina de matemática;
• Posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos de ideias e tomar decisões coletivas entre professor e aluno;
• Relacionar os conhecimentos teóricos de línguaportuguesa e matemática ao que deve ser ensinado em sala de aula e a aplicação no cotidiano.
• Verificar o desempenho do aluno graduando, em termos de competências e habilidades essenciais ao exercício crítico e criativo de profissional da área da pedagogia.







4. METODOLOGIA

O trabalho de Prática de Ensino é individual e tem como finalidade, contribuir para a capacitação de...
tracking img