Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DO CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL




PROJETO DE EXTENSÃO 2012/1
ESTÁGIO I

Resolução Consepe nº 121/2009














ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL














Ana Cristina da Solidade Guimarães


Guanambi-Ba.
2012Ivanete Aparecida Soares Souza
Orientador Pedagógico


Marina Magda Viana Boa Sorte
Orientador Acadêmico




Supervidor de campo




















Guanambi-Ba.
2012


SUMARIO


I – Relatório deEstágio I - Estudo da Realidade Territorial.... 00
II – Anexo: Mapa do Bairro
III – Dados Gerais do Espaço Territorial.......................................
IV – informações Gerais sobre a População


Relatório de estágio I - Estudo da realidade territorial



A vida cotidiana não está ‘fora’ da história, mas no ‘centro’ do acontecer histórico; é averdadeira ‘essência’ da substância social (...) (HELLER, 1992, p.20)


1. INTRODUÇÃO


Existe um desajuste muito grande entre as necessidades crescentes da população e os recursos disponíveis para a satisfação destas necessidades o que é crescentemente perceptível. Isto pode ser verificado tanto nos países desenvolvidos quanto nos menos desenvolvidos. Porém, nos últimos, osproblemas são mais graves, uma vez que o modelo de desenvolvimento econômico neles adotado não tem como principal preocupação a sociedade e a melhoria da qualidade de vida da população, mas sim a obtenção de vantagens econômicas à custa desta mesma população. Via de regra esta não é alvo de melhorias, mas, converte-se apenas em uma peça em meio às mudanças que a marginalizam.
Assim, nasúltimas décadas, as áreas menos desenvolvidas do mundo e, em particular, as nações latino-americanas têm experimentado um rápido crescimento de suas populações urbanas sem a correspondente expansão da infraestrutura e dos serviços essenciais à suas vidas. O resultado disto é que na prática, em todos os centros urbanos, independente de seu porte, tem surgido uma série de problemas caracterizados comoindicadores de má qualidade de vida para a maioria da população.
A realidade mostra que o crescimento rápido e desordenado das cidades não foi acompanhado de uma infraestrutura básica e de outros


pré-requisitos que possibilitassem uma melhoria da qualidade de vida em aspectos como: educação, saúde, alimentação, lazer, habitação, emprego, etc.
Esta situação impede que haja umaforte coesão social, como seria o desejável. Juntando-se a isto, outros problemas relevantes e graves, como insegurança pessoal, marginalização, não participação nas tomadas de decisões, carências culturais, etc., vêm também aumentando e assumindo importância.
Destarte, o presente trabalho tem como objetivo enfocar a evolução e transformação do espaço territorial, sócio-econômica e aqualidade de vida da população do bairro Alto Caiçara situado no município de Guanambi/Ba, buscando a compreensão das transformações pelas quais o mesmo passou até a sua realidade atual.


2. DESENVOLVIMENTO


Conhecida como o coração da região sudoeste o município de Guanambi está distante 796 km de salvador, sendo interligado á capital pela BR-030, BA-262 e BR-324. Está a45 km de Caetité e 43 km de Palmas de Monte Alto pela B030, 33 km de Pindaí pela BR-122 e 29 km de Candiba pela BA-262, representando assim, uma forte influência comercial na Região Serra Geral. O município limita-se ao norte com Igaporã, Caetité e Matina; ao sul com Candiba e Sebastião laranjeiras; ao leste, com Pindaí e Caetité; e ao oeste, com Palmas de Monte Alto.
O município...
tracking img