Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ementa Conceitos de Planejamento e Projeto. Identificação do Projeto dentro do processo de Planejamento das Organizações. Tipos de projeto. Estudo de Mercado. Correlação e regressão. A Localização do Projeto. Tamanho (escala) do Projeto. Financiamentos para Projetos. Quadros financeiros de um Projeto. Formação de fluxo de caixa para análise da viabilidade do Projeto. Critérios de análise.Análise de sensibilidade aplicada a projetos. 2. Objetivo Geral Contribuir para a formação de administradores proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências para capacidade decisória, analítica, interdisciplinar, planejamento e organização, raciocínio lógico e senso crítico, necessários aos profissionais que atuam em Administração Estratégica bem como na realização de consultoria em gestão eadministração. 3. Objetivos Específicos Unidade Objetivos específicos por unidade Identificar o processo de planejamento da empresa; Situar um projeto dentro do I processo de planejamento; Conhecer os tipos de projeto; Identificar os elementos de um projeto; Compreender as fases e etapas da elaboração de um projeto. Identificar o estudo de mercado como ponto de partida para elaboração de um projeto;Identificar as fontes das informações relevantes ao projeto; Conhecer uma II série histórica e projetar demanda através da função linear simples, e correlação e regressão. Identificar teorias e métodos para determinação da localização de um projeto; III Conhecer os fatores locacionais relevantes para o projeto; Conhecer e aplicar o método dos orçamentos comparados na escolha da localização.Identificar os conceitos de tamanho e tamanho ótimo de um projeto; Identificar os pontos de vista técnico, econômico e alternativos para determinação do tamanho de IV um projeto; Analisar as relações tamanho x custos e tamanho x mercado; Conhecer o critério para determinação do tamanho ótimo de um projeto. V Conhecer os principais sistemas de amortização de financiamentos para projetos; Identificar ascaracterísticas principais de cada sistema de amortização; Gerar e usar as informações financeiras dos sistemas de amortização, na análise da viabilidade de um projeto.

VI

VII

Conhecer os principais quadros financeiros para organização das informações e análise de um projeto; Identificar a lógica da seqüência de elaboração dos quadros financeiros; Compreender a diferença entre necessidadede capital de giro e investimento em capital de giro; Diferenciar fonte de recursos própria e de terceiros; Identificar bens tangíveis e intangíveis em um projeto; Identificar as fases de implantação e operação do projeto; Compreender a depreciação e a amortização de ativo intangível como entradas no fluxo de caixa do projeto; Confrontar receitas com despesas e/ou custos, e impostos, paradeterminar o resultado do projeto; Preparar o fluxo de caixa das disponibilidades para avaliar o projeto. Compreender a alteração do valor do dinheiro no tempo; Identificar os principais critérios quantitativos de análise econômica de projeto; utilizar os critérios de análise econômica para avaliar projeto; Decidir sobre a viabilidade econômica de um projeto com base nos critérios quantitativos deanálise; Compreender a análise de sensibilidade como instrumento para identificar pontos críticos do projeto.

4. Conhecimentos prévios

Pré-requisitos
- Conhecimentos: Noção de planejamento estratégico, previsão e projeção de vendas, função linear simples- y = a + b.X, desvio padrão, correlação e regressão, localização e tamanho(capacidade) de empresas, bens tangíveis e intangíveis, depreciação,amortização de intangíveis, capital próprio e de terceiros, capital de giro, patrimônio líquido, enquadramento fiscal(regime de tributação), custeio direto, formação do preço de venda, 4 As, 4 Pês, juros simples e compostos, data focal, desconto simples e composto, capitalização e descapitalização, equivalência de capitais, valor atual líquido (VAL) e taxa interna de retorno (TIR), uso de...
tracking img