Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Passo fundo
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS








Rotatividade de pessoas nas empreSAS







Jovanir Lucatelli
Richard Mezari








Passo Fundo
2011






SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO DE LITERATURA 3
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
4 APRESENTAÇÃO EDISCUSSÃO DO PROJETO 8
4.1 Histórico e caracterização da empresa 8
4.2 Projeto 8
4.3 Sugestões e recomendações 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12



























1 INTRODUÇÃO

O RH é um setor que vem ganhando grande espaço nas empresas, a partir do momento que elas perceberam que as melhores máquinas e processos, todas tem, mas os melhorestalentos só têm quem sabe atrair e reter.
Este trabalho é de grande importância para aver a aprendizagem dentro da matéria PIM III, pois podemos ter uma visão panorâmica das matérias estudadas em sala de aula, aprendendo a usa-las no
recrutamento e seleção.
O caso foi apresentado de forma fictícia, e a escolha do assunto para desenvolver o projeto foi baseado na necessidade de reduzir arotatividade de pessoal da empresa e automaticamente seus custos. O projeto de recrutamento e seleção para pode reter pessoas foi considerado como principal problema da empresa, uma vez que recrutamento e seleção é o inicio da carreira do funcionário dentro da organização.
Conforme a necessidade de conhecer fundamentos para desenvolver o projeto, o assunto está baseado na fundamentação teórica,de acordo com autores referente à área, possibilitando assim um conhecimento maior no desenvolvimento do projeto.


2 REVISÃO DE LITERATURA

Para melhor compreender a rotatividade de pessoas na empresa a que se refere o presente trabalho, usaremos a variável recrutamento e seleção que é tão indispensável e necessária nas organizações. Este trabalho aborda alguns conceitos que visamesclarecer o assunto em questão, além de apresentar estudos utilizados no recrutamento e seleção de outras empresas.
CHIAVENATO (2004) afirma que recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Segundo ele, para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficientepara abastecer adequadamente o processo de seleção.
Segundo GOMES e STEFANO (2008), uma empresa, seja qual for seu tamanho ou área de atuação, cresce sempre sobre um elemento básico que a sustenta e a faz crescer, que são seus funcionários. A administração de recursos humanos é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações, e com a complexidade das tarefas organizacionais,e trata do adequado aprovisionamento, da aplicação, da manutenção e do desenvolvimento das pessoas nas organizações. Os autores afirmam
ainda, que é através do recrutamento que a empresa atrai bons candidatos. Essa atividade é complementada pela seleção, por meio da qual a empresa escolhe dentre os candidatos, aqueles que melhor ocuparão determinado cargo na organização. Daí a importância de umprocesso de recrutamento e seleção bem elaborado.
Para PONTES (1988), recrutamento é simplesmente atração de mão-de-obra.
Já MARRAS (2000, p. 69) conceitua como “uma atividade de” responsabilidade do sistema de ARH, que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externa à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aosclientes internos da empresa”.
O Recrutamento, segundo CHIAVENATO (1995), pode ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.
- O recrutamento interno é feito na própria empresa. Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção.
- O recrutamento externo é aquele feito fora da...
tracking img