Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA REINSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTESQUÍMICOS NA ENTIDADE CERCO CENTRO DE RECUPERAÇÃO CASA DO OLEIRO NA CIDADE DE MARINGÁ /PARANÁ




RESUMO:

O presente artigo teve como objetivo relatar sobre a implantação da sala de informática, como alternativa para promoção da reinserção social de dependentes químicos, no Centro de Recuperação Casa do Oleiro – CERCOsituado na cidade de Maringá, PR. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso na perspectiva qualitativa. A pesquisa contou com a entrevista semi-estruturada como sendo o instrumento de coleta de dados, onde participaram 50 pessoas, sendo esta a amostra do estudo que ocorreu entre fevereiro e março de 2011. Como resultado observa-se que a implantação da sala de informática ocorreu conforme planejadoatendendo as expectativas da entidade, possibilitando aos internos do CERCO a capacitação profissional e recolocação no mercado de trabalho. Dessa forma pode-se dizer que o objetivo do estudo foi atendido e as informações aqui trabalhadas poderão ser utilizadas em novos estudos.


Palavras-chave: drogas, reinserção social, informática



_____________________

¹Graduanda em Administraçãono Centro Universitário de Maringá. Email: bru_mestre@hotmail.com
²Graduanda em Administração no Centro Universitário de Maringá. Email: brunafbritto@hotmail.com
³Graduanda em Administração no Centro Universitário de Maringá. Email: claudia@reccopraia.com.br
4Graduanda em Administração no Centro Universitário de Maringá. Email: jadeamabile@hotmail.com
5Professor orientador da disciplina deestágio supervisionado III. Email: luciano.pereira@cesumar.br
1 INTRODUÇÃO


Nos dias de hoje é perceptível a grande quantidade de pessoas que consomem drogas em todo mundo.
É sabido que entorpecentes contém substâncias que levam ao vício e mesmo após o tratamento de desintoxicação, há uma grande chance do ex-dependente de droga voltar a usá-la pelo fato de não ter uma melhorperspectiva de vida após o tratamento, e por não haver em casas de recuperação uma eficiente estratégia de reinserção social. Sendo assim os dois motivos citados acima, se tornam imprescindíveis no contexto da pesquisa.
Considerando o contexto apresentado, o objetivo desse artigo é relatar a implantação de uma sala de informática como alternativa para promoção da reinserção social de dependentesquímicos da entidade Casa de Recuperação Casa do Oleiro situada na cidade de Maringá- PR.
O tratamento dos usuários é de vital importância, pois é através dele que o dependente poderá voltar para suas atividades, ou seja, sua vida social. Para isso sabe-se que a reinserção social como forma de tratamento aos usuários de drogas é uma possível solução a ser considerada.
O presenteestudo torna-se relevante, pois considerando estudos realizados, nota-se que o uso da infomática como uma forma de nova oportunidade de reiserção social pode ser uma solução viável. A proposta desse método é oferecer aos pacientes melhores oportunidades na área profissional e possibilitar a inclusão no mercado de trabalho, já que os pacientes vivem em situação de total exclusão social.



2REFERENCIAL TEÓRICO

Muitas variáveis como fome, consumismo excessivo, solidão entre as pessoas, miséria, riqueza, desonestidade e corrupção, talvez nunca tenham sido tão intensas e tão claras como nos dias de hoje. A evolução da sociedade tem conduzido muitas pessoas à exclusão social, pelo fato da grande exigência aos seres humanos.
Segundo Silveira (2006) o caminho das drogas até ostempos atuais é longo e complexo. Assim, os erros anteriores cometidos pela falta de informações das conseqüências que as drogas trazem, e as posturas historicamente assumidas continuam carecendo de entendimento, deixando de contribuir para a busca de soluções mais plausíveis, que são: entender a pessoa com dependência química e fornecer tratamento e apoio após a recuperação, em especiais...
tracking img