Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

THIAGO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Brasília-DF
2011
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FELIPE AUGUSTOMÁRIO DA SILVA CAMELOMELZEBELKEROBSON DE ALMEIDA SILVARÔMULOWERÔNICA MORAISTurma 2° C |
PLANEJAMENTOESTRATÉGICO DE MARKETINGLaboratório CitoprevProfessor Orientador: William Lima |
|
|
Estudo apresentado como requisito da disciplina Projeto Integrador II – Planejamento Estratégico de Marketing, sob orientação do professor William Lima
|
|
Brasília-DF2011 |

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO
2 SUMÁRIO EXECUTIVO
3.1 Identidade da empresa
3.2 Ramo de atividade
3.3 Razãosocial
3.4 Missão
3.5 Visão
3.6 Valores
3.7 Objetivos
3 OBJETIVO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MARKETING
4 DESCRIÃO DA EMPRESA
5 ANÁLIZE DO AMBIENTE
6.8 Ambiente interno (bcg)
6.9 Ambiente externo (potter)
6 PROJEÇÃO DOS CENÁRIOS
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 APRESENTAÇÃO
A elaboração do Plano Estratégico de Marketing noLaboratório CITOPREV tem como base as atividades já em andamento, e em seus processos de reavaliação periódica, para potencializar suas perspectivas de sucesso, devem necessariamente reforçar seu comprometimento com o mercado que pretendem reassumir, de forma
assertiva e competitiva.
O presente estudo propõe uma consolidação de conceitos extraídos dos campos de estudo da Administração Estratégica e doMarketing, que poderão contribuir para o aperfeiçoamento das propostas, reforçando seu vínculo com seu respectivo mercado.
Reafirmaremos neste estudo alguns conceitos de Planejamento Estratégico de Marketing e são muitos os autores e obras que tratam deste conceito. Sobre Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e Decisão Estratégica usamos como base TAVARES:

TAVARES (2000) apresentaum conjunto de conceitos que incorporam os termos acima, e são aplicados na gestão estratégica das organizações:
* Planejamento Estratégico_ técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.
* Administração Estratégica_ processocontínuo e iterativo que visa capacitar a organização de forma a permitir que as tomadas de decisões estejam de acordo com as decisões estratégicas.
* Decisão Estratégica_ é toda aquela que resulta numa nova maneira de distribuir ou utilizar os recursos básicos da empresa; nem toda decisão estratégica é de longo prazo, embora seja, necessariamente, de longo alcance. Envolve, portanto, osescalões superiores da organização.

Outros aspectos que dissertaremos ao longo do trabalho são às atribuições de responsabilidade entre os diversos níveis organizacionais:
* Estratégico: Orienta o foco e a direção a ser seguida pela organização, adaptando-a ao ambiente de Marketing, geralmente conduzido pela alta administração (Presidência, Conselho de Administração e Direção).
* TáticoAdministrativo: Atribuição dos escalões intermediários (Gerências), compreende a coordenação, planejamento, implementação e controle dos planos formulados em cada uma das áreas de competência, com vista ao cumprimento do direcionamento estratégico proposto no nível anterior.
* Operacional: Implementação das ações necessárias ao cumprimento das decisões estratégicas definidas nos níveisanteriores.

McCARTHY e PERREAULT (1997, p.43) definem o planejamento estratégico como um processo administrativo destinado a manter o equilíbrio entre os recursos de uma organização e suas oportunidades de mercado.
É um trabalho da alta administração que inclui não apenas o planejamento das atividades do marketing, mas também produção pesquisa e desenvolvimento e outras áreas funcionais. [...] os...
tracking img