Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓLO U.E. GAIOSO E ALMENDRA - BATALHA












DIFICULDADES DE ADESÃO À PRATICA DE FUTEBOL COMO ATIVIDADES FÍSICA PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BATALHA-PI






ANTONIO BARROSO NETO













BATALHA-PI

2012



MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓLO U.E. GAIOSO E ALMENDRA - BATALHA







DIFICULDADES DE ADESÃO À PRATICA DE FUTEBOL COMO ATIVIDADES FÍSICA PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BATALHA-PI



Projeto de monografia apresentado para aproveitamento ao Curso de EducaçãoFísica/PARFOR da Universidade Federal do Piauí como parte das exigências para à conclusão do Curso de Graduação.







ORIENTANDO: Antônio Barroso Neto

ORIENTADORA: Profa. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa







BATALHA-PI

2012

SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1. História doFutebol no Brasil

3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

1. Objetivo Geral

2. Objetivos Específicos

1. HIPÓTESES

2. Hipótese 1

3. Hipótese 2

4. PROCEDIMENTOS

1. Amostragem

2. População

3. Amostra

5. INSTRUMENTOS

1. Descrição dos Instrumentos

2. Aplicação dosInstrumentos

6. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS

1. Tratamento dos Dados

2. Avaliação das Hipóteses

7. CRONOGRAMA

8. REFERÊNCIAS

9. ANEXOS



1. INTRODUÇÃO
O futebol tornou-se ao longo dos anos, uma prática popular graças aO seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço,crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol. O futebol é um dos esportes mais populares no mundo, praticado em centenas de países. Este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Embora não setenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
Pretende-se com este trabalho verificar como vem sendo desenvolvido aspráticas do futebol nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental no realizado em escolas de ensino público no município de Batalha – PI, com o intuito de proporcionar o ensino do desporto por uma ótica que privilegie a compreensão dos conhecimentos que o transformou num fenômeno social, despertando a criticidade e autonomia dos alunos envolvidos.
Além da preocupação com o ensino doesporte de uma maneira diferente da que se espera, há também a necessidade da desmistificação de que o esporte é apenas para os meninos, sendo necessário o trabalho dos gêneros e a compreensão da importância do Futebol no desenvolvimento de ambos os sexos.
Com isso se procura uma maneira de ensinar, em que o educador não se interessa pela transformação dos seus educandos, mas pela reprodução dasverdades prontas, é de certa forma criticada por Paulo Freire quando afirma que "transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador”. Se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Neste momento, para não se perder o...
tracking img