Guilherme paulus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma viagem que vale bilhões para a CVC
Há 40 anos, Guilherme Paulus fundou uma pequena agência de turismo para vender pacotes para metalúrgicos, a CVC — hoje, é um dos poucos bilionários do setor no mundo
São Paulo - É janeiro, a praia estava tranquila, a brisa bate morna, a água de coco está gelada. De repente, começa um burburinho. Ouvem-se vozes a distância. O barulho aumenta, até que seconstata a chegada de uma multidão de pessoas uniformizadas, com camisetas amarelas e sacolas azuis.
A turma é liderada por um guia que também faz as vezes de cinegrafista. “Olha o sorriso”, ele berra para seus liderados, que sorriem de volta. Assim, não mais que de repente, o que era sossego se transforma em confusão: os recém-chegados tiram seus uniformes, deitam nas espreguiçadeiras, esbaldam-secom as latinhas de cerveja.
Felizmente, a farra dura pouco. Não demora para que o guia-cinegrafista ordene a retirada da tropa, que tem pressa para cumprir um roteiro predeterminado. Animados, os visitantes vestem seus uniformes e seguem para uma praia vizinha. O sossego volta, para ser interrompido horas depois com a chegada de uma nova leva de turistas de camiseta amarela.
Quem passou partedas férias em alguma das praias mais visitadas do litoral brasileiro certamente testemunhou uma cena parecida com essa — a camiseta amarela é, afinal, o item mais característico do uniforme dos clientes da CVC, a maior operadora de turismo do país.
Nunca se viajou tanto no Brasil: as estatísticas apontam 2011 como o ano que mais atraiu turistas estrangeiros, e em que mais brasileiros viajaram alazer. Ninguém está aproveitando o momento do turismo brasileiro como a CVC. A empresa tem, hoje, um poder de fogo sem paralelo na história do setor.
Num típico dia de verão, 14 000 pessoas estarão hospedadas em hotéis sob os cuidados da CVC. Calcula-se que a turma da camiseta amarela ocupe metade dos quartos de resorts do Nordeste brasileiro. Seis de cada dez pacotes de viagem vendidos no Brasilsão da CVC.
A operadora é maior que a soma das três grandes empresas do setor. E, de acordo com os cálculos dos assessores que preparam a abertura de capital da empresa, seu valor de mercado, hoje, beira os 4,5 bilhões de reais — mais, portanto, que o da Gol e quase o triplo de empresas como Magazine Luiza.
Por trás desse fenômeno está um curitibano que, 40 anos atrás, abandonou o curso dedireito, cansou da vida de funcionário de agência de turismo e decidiu vender pacotes de viagem para metalúrgicos da região do ABC paulista. Guilherme Paulus fundou a CVC em 1972.
O início, claro, foi marcado pela precariedade típica dos primeiros passos de um empreendedor de bolso vazio. O próprio Paulus fazia o papel de animador das viagens de ônibus. De lá para cá, nenhum brasileiro ganhou tantodinheiro com turismo quanto ele.
Em 2009, Paulus vendeu o controle da operadora para o fundo de private equity americano Carlyle por 700 milhões de reais, mas manteve uma participação de 36% no capital da empresa e o cargo de presidente do conselho de administração. Com base nos cálculos dos assessores financeiros da abertura de capital, essa fatia vale hoje cerca de 1,5 bilhão de reais.
Paulustambém comandou a problemática companhia aérea Webjet, comprada por ele em 2007 e vendida no ano passado para a Gol por 70 milhões de reais. Tomando por base somente o dinheiro recebido dos negócios e sua participação atual na CVC, seu patrimônio alcança 2,3 bilhões de reais.
Mesmo numa comparação internacional, esse desempenho se destaca. Somente dois empresários de operadoras de turismo aparecem nalista de bilionários da revista Forbes: a americana Barbara Carlson Cage, dona da Carlson, uma operadora que fatura 24 bilhões de dólares, e o suíço Sergio Mantegazza, da rede Globus. Com uma diferença: os dois são herdeiros de negócios fundados há mais de 70 anos. Não precisaram, portanto, animar viagens rodoviárias.
A fortuna acumulada por Paulus se deve a uma visão que se provaria...
tracking img