Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA X INDISCIPLINA: ANALISANDO O CONTEXTO NO AMBIENTE ESCOLAR
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

1. Identificação
Título: Disciplina x indisciplina: Analisando o contexto no ambiente escolarPesquisadores/alunos(as): Ana Cristina dos Santos Macêdo, Cledna Cecilia Alves Santos, Cassia Maria Pereira da Costa, Francisco Junio Barros de Sousa, Kleres Vicentina da Silva Nepomuceno, PollyannaSabino Cardoso

2. INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário júnior da língua portuguesa. (1931, p. 203) Disciplina: são conjuntos de regras para o bom funcionamento de uma organização, serve para reger aordem posta ou concedida.
Indisciplina: (1931, p. 340) é aquele que vai contra as regras de uma organização e esta ligada a falta de valores morais e éticos.
O tema tem ocupado um espaço cadavez maior no cotidiano escolar e vem se tornando um desafio para professores e gestores educacionais que não sabem como proceder para impedir ou minimizar conflitos presentes nas instituições deensino; e que se manifestam nas relações dos alunos entre si, dos alunos com os professores e com o ambiente físico.
Para Silvia Parrat (2008, p. 18) disciplina não é sinônimo de poder e sim uminstrumento para o sucesso do aluno. Além do mais, a disciplina apresenta-se como uma maneira de ser e de se comportar que permite ao aluno alcançar seu desenvolvimento pleno, [...] a respeitar as regrascomo requisito útil para ação.
No entanto, podemos observar que a indisciplina tem tomado grande proporção no ambiente escolar devido à falta de valores moral e éticos, por isso há umenfraquecimento na relação disciplina e indisciplina nas instituições. Pois as escolas equivalem às práticas concretas na relação professor – aluno.
Rosana Argento diz que: (2007, p. 20) quando nosdeparamos com a questão da indisciplina, a primeira e mais banal resposta para entender tal problema é atribuir a responsabilidade pela “perturbação da ordem” aos que mais facilmente podem ser imputados:...
tracking img