Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 PROJETO
4.1 Tema/Temática
A ordem é movimentar-se.
4.2 Turma
Jardim II, período matutino das 7h20minhs às 11h50minhs uma sala com 7 (sete) crianças, sendo 3 (três) meninos e 4 (quatro) meninas.
4.3 Duração
40hs. (quarenta horas).
4.4 Justificativa
Apresentar os benefícios que o movimento corporal traz para o corpo, mente e saúde. Atualmente nossascrianças perdem muito tempo frente ao computador, TV ou com jogos eletrônicos. Apresentam hoje problemas de saúde relacionados com o sedentarismo. Esta proposta tenta resgatar o brincar com o corpo e com os outros (indivíduos) buscando promover assim o prazer pela atividade física.
4.5 Objetivo Geral
Apresentar a importância da atividade física no dia a dia de todos. Sua prática desdea infância além de bem estar também contribui para a formação intelectual.
4.6 Objetivo Específico
Motivar as crianças à prática de atividade física de forma completa, transmitindo conhecimento de saúde, promovendo a sociabilidade. Na tentativa de incorporar essa prática no seu cotidiano por toda a vida.
4.7 Referencial Teórico do Projeto
O movimento corporal é visto comoum suporte que ajuda a criança adquirir conhecimento do mundo que o rodeia por meio de seu corpo.
Segundo Piaget, Wallon e Vigotsky, grandes teóricos da educação, na infância criamos representações do mundo que nos cerca num processo que estabelece relações entre aspectos cognitivos, físicos e socioculturais. Nessa fase do desenvolvimento, a brincadeira e a intervenção do adulto, seja,no uso da linguagem, em conceitos que transmita a criança ou até no auxilio em tarefas cotidianas, são fundamentais para a aquisição de valores e para que ela possa considerar-se parte de um grupo, fatores essenciais em sua representação de mundo. Piaget (1998) acredita que o jogo é essencial na vida da criança, segundo ele as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade sendouma atividade essencial para o desenvolvimento infantil.
Entendemos a criança como um ser sócio histórico, que se relaciona com o mundo através de suas interações e experiências. Esta comunicação se dá através do corpo.
Segundo Gonçalves (1994) o movimento corporal deve visar explorar as possibilidades naturais do corpo físico, respeitando seus limites naturais, auxiliando nacriação do gesto harmônico no qual o próprio corpo "habita um corpo", no qual o movimento pode fluir com um mínimo de resistência. Portanto é importante a construção do movimento físico da criança.
4.8 Conteúdos propostos a serem trabalhados
• 1ª aula - Iniciarei minha proposta, questionando as crianças do que costumam brincar quais os jogos que mais gostam? Em seguida falarei da importância domovimentar o corpo e vou propor um jogo que envolve corpo e visão. "Sentados em círculos os alunos devem aguardar a indicação da professora. Ao indicar uma cor todos devem correr e tocar em algo da cor sugerida".
• 2ª aula - Brincaremos de caça ao tesouro. “todos ficaram voltados para a mesma parede, enquanto a professora esconde um objeto pré-determinado ao comando todos devem sair a procura doobjeto". Será pedido no final desta aula para que eles perguntem a seus familiares quais as atividades físicas que eles praticam.
• 3ª aula - Ouvirei o relato das crianças sobre o que foi pedido na aula anterior. Explicarei que para cada etapa da vida existe uma atividade física apropriada. E que na etapa em que eles se encontram a melhor é o brincar. A brincadeira do dia envolve corpo e audição.“Todos em volta de um círculo desenhado no chão ao ouvirem determinado comando devem pular para dentro ou fora do círculo, exemplo de comando 1 (uma) palma dentro, 2 (duas) palmas fora”. Quem errar se posiciona no centro do circulo.
• 4ª aula – Faremos uma pequena gincana, assim trabalhamos o corpo e a sociabilidade. Três tipos de corrida formará nossa gincana, a do saco, da batata na colher e...
tracking img