O trabalho em marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acredita-se que nenhuma outra palavra tenha como tarefa mais árdua sua conceituação como a ideologia. Esta traz contradições, ambiguidades e confusões que fazem desse termo tão complexo.
Como usualmente se refere, a palavra ideologia não teve sua origem com Marx e sim com o filósofo francês Antoine Destutt de Tracy, num livro chamado “Elementos da Ideologia” publicado em 1801, conforme descreveLöwy . Nesta obra, o autor confere a ideologia um subcapítulo da zoologia, ou seja, um estudo das ideias que resultam da interação entre o organismo vivo e a natureza, concebendo ideias a partir de percepções sensoriais.
Segundo Keller , “na acepção original, o termo ideologia servia para designar a ciência da gênese e do desenvolvimento das ideias” e, nesse sentido, Chauí evidencia que Destutt“pretendia elaborar uma ciência da gênese das ideias, tratando-as como fenômenos naturais que exprimem a relação do corpo humano, enquanto organismo vivo, com o meio ambiente” e segue afirmando que este “elabora uma teoria sobre as faculdades sensíveis, responsáveis pela formação de todas as nossas ideias: querer (vontade), julgar (razão), sentir (percepção) e recordar (memória)”.
Seguindo emconformidade com Löwy , em 1812, Napoleão se opôs a Destutt de Tracy e seus discípulos, chamando-os de ideólogos. Assim, o termo teve seu significado modificado e, por Napoleão ser amplamente conhecido e exercer forte influencia sobre a sociedade, a expressão foi utilizada para designar metafísicos que vivem num mundo especulativo a partir da abstração da realidade.
Em virtude do que foimencionado, Auguste Comte retomou o vocábulo ideologia, utilizando-o com significado confinante ao precedente, possuindo sentidos distintos, como cita Chauí :
A ideologia continua sendo aquela atividade filosófico-científica, que estuda a formação das ideias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as sensações; a ideologia passa asignificar também o conjunto de ideias de uma época, tanto como “opinião geral” quanto no sentido de elaboração teórica dos pensadores dessa época.
É preciso analisar que Auguste Comte elabora considerações quanto ao espírito humano, apreciando as transformações num desenvolvimento progressivo em fases consecutivas, onde o indivíduo observa sendo uma delas a fase positiva ou científica. Dessa forma, cadafase induz a criação de um conjunto de ideias para esclarecer os acontecimentos naturais e humanos, estabelecendo-se como ideologia a cada fase.
Conforme Chauí são três as principais consequências da visão positivista da ideologia em relação aos conhecimentos teóricos:
1) define a teoria de tal modo que a reduz à simples organização sistemática e hierárquica de ideias, sem jamais fazer dateoria a tentativa de explicação e de interpretação dos fenômeno naturais e humanos a partir de sua origem real. Para o positivista, tal indagação é tida como metafísica ou teológica, contraria ao espírito positivo ou cientifico; 2) estabelece entre a teoria e a prática uma relação autoritária de mando e de obediência, isto é, a teoria manda porque possui as ideias e a prática obedece porque éignorante. Os teóricos comandam e os demais s submetem; 3) concebe a prática como simples instrumento ou como mera técnica que aplica automaticamente regras, normas e princípios vindos da teoria. A prática não é ação propriamente dita, pois não inventa, não cria, não introduz situações novas que suscitem o esforço do pensamento para compreendê-las.
Dado o exposto, quando o agir humano, social ouindividualmente, contrariarem essas concepções, será concebido como desordem e anormalidade para a sociedade total.
Karl Marx, a partir do século XIX, após 50 anos da origem da palavra ideologia, atribui a ela uma nova definição, de acordo com Althusser , Chaui e Löwy .
Löwy acrescenta:
Quando Marx encontra o termo ideologia em jornais, revistas e debates, ele esta sendo utilizado em seu...
tracking img