Projeto: o papel do idoso na família contemporânea e sua representação na mídia cinematográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO IDOSO NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SUA REPRESENTAÇÃO NA MÍDIA CINEMATOGRÁFICA

Justificativa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como idoso, para os países desenvolvidos, as pessoas com 65 anos de idade ou mais, enquanto que, para os países em desenvolvimento, essa idade mínima é reduzida para 60 anos. No Brasil, tem-se verificado nas últimas décadas, um decréscimo nas taxasde natalidade e mortalidade, o que tem proporcionado um aumento da população idosa. Estes dados apontam para uma realidade em que a expectativa de vida cada vez mais se eleva, necessitando, por conseguinte uma adaptação a essa nova realidade, a esse novo modelo populacional. Nesse sentido, esses idosos têm adquirido espaços cada vez maiores no cenário social. (MENDES, GUSMÃO, FARO, LEITE, 2005).No entanto, a visão sobre esse idoso ainda tem sido estigmatizada, devido principalmente ao sistema capitalista e sua histórica atuação seletiva sobre a sociedade, pondo, durante muitos anos, a população idosa à margem das transformações desse sistema, por considerá-la improdutiva (JUSTO, ROZENDO, CORREA, 2010). Isso põe em discussão as problemáticas e os aspectos da vida das pessoas nessa faixaetária, pois é a partir do conhecimento da realidade desse segmento populacional que se pode desenvolver os meios que proporcionem um envelhecimento digno. Na legislação brasileira, a exemplo da Lei Orgânica da Assistência Social, o idoso aparece como um dos alvos preferenciais de atenção e proteção, e uma vez que o assistente social é um dos principais profissionais que estão na ponta dessaspolíticas e serviços, é de suma importância para a categoria a produção de conhecimentos acerca das demandas desse público, para que a intervenção deste profissional seja feita de forma qualificada, atendendo aos princípios éticos (SIMSON, NERI, CACHIONI,2006). Diante de tantas mudanças, a produção desse trabalho visa conhecer os aspectos sociais do envelhecimento, sobretudo como vem ocorrendo aparticipação do idoso no contexto familiar. Pois,
Sendo a família o núcleo primeiro de dependência do idoso brasileiro, devemos contextualizar quais as perspectivas atuais implícitas a constituição e manutenção do grupo familiar. A diminuição e a precariedade dos recursos e serviços oferecidos pelo estado, seguidas da desmontagem do sistema de proteção social, a dificuldade de emprego, a queda nas taxas defecundidade e a entrada da mulher no mercado de trabalho caracterizam as famílias que possuem membros idosos (SIMSON, NERI, CACHIONI, 2006, p. 131).
Dentro desses núcleos familiares, geralmente o idoso partilha da companhia de um companheiro ou companheira, filhos e muitas vezes netos, sendo, em grande parte, responsável por eles a nível educacional, afetivo, financeiro ou dos três modos.Fatores estes, contribuintes da formação do perfil do idoso na família contemporânea (JUSTO, ROZENDO, CORREA, 2010).
Essas mudanças decorrentes da nova conjuntura populacional são refletidas de várias formas na sociedade, e as produções cinematográficas por alcançarem grandes parcelas da população, como também refletirem características de determinada época, podem ser consideradas como métodoseficientes na análise dos impactos causados por essas mudanças. Já que o processo de envelhecimento pode ser interpretado por várias “lentes”, onde o cinema é uma delas (MELO, NUCCI, DOMINGUES, 2007).
O crescente número de filmes tendo idosos como personagens centrais revela uma mudança de percepção e de tratamento que é dada a essa faixa etária atualmente. Eles abordam temas como o individualismo,otimismo, segregação etária, reprivatização da velhice, entre outros (GUSMÃO, 2005).
Nesse sentido, nos propomos a pesquisar a relação idoso/família e como essa relação é apresentada pela mídia cinematográfica, confrontando posteriormente com os dados a serem colhidos através de outros instrumentos que serão utilizados na pesquisa.
Objetivo Geral
• Confrontar o papel do idoso na família...
tracking img