Projeto a corrente da paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CORRENTE DA PAZ
TEMA
A PAZ
JUSTIFICATIVA
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade e dosdireitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
A  educação para a paz garantiria a harmonia do homem com a natureza por meio de um desenvolvimentosustentado e a harmonia entre os seres  pelo espírito de solidariedade entre os homens e suas nações... A noção de paz positiva surge da compreensão mais ampla e profunda da própria violência. É uma abordagemtransformadora que visa rechaçar todas as formas de violência e não apenas a guerra entre nações e violência física entre indivíduos, mas também aquela instaurada na própria estrutura social einserida na própria política externa das nações. A paz positiva, além da ausência de guerras, compreende o bem-estar da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser humano. Este'estar bem' passa necessariamente pela conquista concreta dos direitos humanos fundamentais: Alimentação, habitação, educação, cultura, lazer, liberdade de expressão, meio ambiente saudável.
PERFIL DOGRUPO
A turma do 1° período é composta por 18 alunos, sendo 8 meninas e 10 meninos. Os alunos são bem entrosados e agitados. Estão em uma fase egocêntrica, na qual, demonstram dificuldadesna partilha de brinquedos, objetos e atenção, a partir deste egocentrismo, agridem uns aos outros.
O projeto vem promover a paz, um estado de calma ou tranqüilidade, uma ausência deperturbações agitação.

DISPARADOR
A primeira ação iniciada, onde disparou o projeto foi uma conversa em roda onde os alunos relataram o que já sabiam sobra à paz e o que desejariamsaber. Através desta, trouxeram de casa gravuras nas quais debatemos o que representavam cada uma e qual a relação que teriam com a paz.

PROBLEMATIZAÇÃO
O que podemos fazer para ter...
tracking img