Projeto termo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Campus I - Cidade Universitária

DISCIPLINA: TERMODINÂMICA QUÍMICA II/FÍSICO II/FÍSICO-QUÍMICA IIPROFESSORA: CLAUDIA BRAGA PROJETO 1 – DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE VAPORIZAÇÃO DO TETRACLORETO DE CARBONO Este trabalho tem por finalidade determinar a entalpia de vaporização do tetracloreto de carbonoa partir de dados já fornecidos de suas pressões manométricas para cada temperatura medida durante seu aquecimento. Esses dados foram obtidos através do método do isoteniscópio. Neste método, apressão de vapor do líquido é ajustada ao ponto de equilíbrio a uma temperatura mantida fixa por um banho termostático. ilíbrio O isoteniscópio consiste em um bulbo em forma de vidro conectado a um tubo emforma de U. A pressão de vapor é então medida através de um manômetro de mercúrio. Uma das extremidades do tubo que contém o mercúrio é ligada ao bulbo onde o líquido, com seu respectivo vapor emequilíbrio, estão localizados. A extremidade oposta está em contato direto com a atmosfera. Através da diferença de altura, h, da coluna de mercúrio pode , pode-se determinar a pressão manométrica dosistema, essão através da fórmula:

Ou seja, a pressão manométrica é o produto da massa específica do mercúrio com a gravidade e a altura em que o mesmo se encontra.

Figura 1

Observando-se a Figura1, nota-se uma elevação da coluna de mercúrio a uma altura h. Essa elevação foi causada e pela presença de duas pressões distintas nas extremidades opostas da coluna de mercúrio, a pressão de vapor dolíquido e a pressão atmosférica. É a partir da diferença dessas duas pressões que se tem a pressão manométrica. duas Assim,

Ajustando-se a fórmula acima, é possível se encontrar a pressão de vapordo tetracloreto de carbono, co se conforme expressão a seguir e apresentados na tabela 1.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA...
tracking img