Projeto tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENUAÇÃO DOS SINAIS NOS ENLACES DE RÁDIO MÓVEL

ATENUAÇÃO DOS SINAIS NOS ENLACES DE RÁDIO MÓVEL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, no curso de Engenharia de Telecomunicações, 9° período de 2011, noturno.

Juiz de Fora
2011

(Arial 12 –texto alinhado do meio da folha
para a direita)

“Evoluir é alcançar lugares aonde ninguém chegou.” (www.gigacom.com.br)

SUMÁRIO

I – QUESTÃO
1. Introdução
2. Objetivo
3. Justificativa
4. Formulação da situação problema
5. Hipótese

II – REVISÃO DE LITERATURA

III – METODOLOGIA

CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

I– QUESTÃO (Arial 12, negrito)

1. Introdução (Arial 12, espaço entre linhas 1,5)

Atenuação de uma onda eletromagnética é definida como a perda de intensidade sofrida durante um percurso no espaço livre. Essa perda de energia representa um sério problema para as telecomunicações.
Os mecanismos responsáveis pela propagação das ondas eletromagnéticas são diversos, mas geralmentepodem ser atribuídos à reflexão, difração e dispersão.
A maioria dos enlaces de radio – celular operam nas cidades, onde não existe uma linha de visada direta entre transmissor e receptor, onde obstáculos causam perdas severas do sinal pelo fenômeno da difração. Devido a múltiplas reflexões de vários objetos, as ondas trafegam por diversos caminhos com tamanhos variantes. A interação entreessas ondas ocasiona uma distorção por caminhos múltiplos em um local especifico , e as intensidades das ondas vão diminuindo a medida que a distância entre transmissor e receptor aumenta.

2. Objetivo

Este trabalho terá o objetivo de abordar os problemas de atenuação dos sinais nos enlaces de comunicação via rádio. Serão estudados fenômenos físicos que determinam as atenuações destessinais eletromagnéticos, reproduzindo os modelos matemáticos que os descrevem de forma a entendê-los melhor e ganharmos embasamento teórico para possíveis projeções e correções.

3. Justificativa

A telefonia celular tornou-se o meio de comunicação indispensável a vida do homem em escala global. Como exemplo, segundo site da Teleco o mês de marco de 2011 foi fechado com um nÚmero de 210,5milhões de celulares a uma densidade de 108,3 celulares/100 habitantes, contra uma densidade relacionado a acessos fixos de 21,7 terminais fixos/100 habitantes. Devido aos fatos expostos de forma resumida, nota-se que a telefonia celular cresce a cada dia, tendo como grande incentivo a mobilidade. Diante de um mercado tão promissor, é de suma import6ancia preocuparmos em correções depertubarcoes que assombram este meio de forma que a cada dia a eficiencia deste tipo de comunicação seja intensificada.

4. Formulação da situação-problema

O canal de rádio móvel impõe limitações a eficiência dos enlaces de comunicação, pois o caminho entre transmissor e receptor pode variar desde a linha de visada até obstrução por obstáculos como prédios, montanhas, velocidade em que o receptorencontra-se comparado ao transmissor, dentre outros. Estes fatores podem e causar atenuação e ate perda do sinal. Diante do crescimento na demanda de serviços desta natureza, surge a necessidade de aprimoramento de tecnologias e soluções que possam garantir a eficiência destes sistemas.

5. Hipótese
Terminando os estudos, espera-se ter condições para melhor entendimento dos fatorescausadores de atenuação e perda dos sinais de rádio móvel de forma a termos melhor embasamento para execução de projetos para novos enlaces e na aplicação de medidas corretivas em enlaces já existentes.
II – REVISÃO DE LITERATURA

A propagação de sinais por rádio em sistemas móveis é considerado um fenômeno complexo. A dispersão por multipercursotos ,face presença de estruturas no canal...
tracking img