Projeto tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Acontece cerca de vinte em cada dez mil nascidos e é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas. Não conseguiu se provar nenhuma causa psicológica, no meio ambiente destas crianças que possa causar a doença.
A definição atual do autismo se refere a um transtorno dedesenvolvimento complexo, caracterizado por prejuízos em quatro esferas do comportamento: interação social, dificuldade de comunicação e padrões de interesse restritos e comportamento repetitivo. As anormalidades no funcionamento em cada uma dessas esferas devem estar presentes em torno dos três anos de idade. As manifestações clinicas variam amplamente em termos de níveis de gravidade. O diagnósticode transtorno autístico requer pelo menos seis critérios comportamentais, um de cada uma das esferas de comportamento alterado.

Durante muitos anos, a leitura psicanalítica enfatizou o papel da função materna e paterna no aparecimento do autismo. Hoje, sabe-se que o autismo é um transtorno invasivo, e as pesquisas científicas creditam o comprometimento a alterações biológicas, hereditárias ounão. É um conjunto de sintomas, onde a capacidade para pensamentos abstratos, jogos imaginativos e simbolização fica severamente prejudicada. (INCLUSÃO Autismo Infantil: Práticas educativas na escola e na família. Por Eugênio Cunha, 3 de setembro de 2008).


Para a construção de um currículo na escola é necessário verificar quais habilidades necessitam ser conquistadas. O primeiro passo doprofessor deverá ser o de desenvolver a capacidade de concentração na criança, pois o que mais impede o seu aprendizado é ausência de atenção ao comando.


Os autistas possuem todas as variações possíveis de inteligência, mas nem todos estão aptos à inclusão escolar, que depende de uma série de condições da escola, de seus profissionais e da capacidade da criança. (Borowski, Karen – A Inclusão Socialdo Autista é um caminho difícil, mas que deve ser enfrentado – 24 de agosto de 2009).




2. PROBLEMATIZAÇÃO

Mostrar qual a melhor maneira de tratar o autismo em sala de aula. Como lidar com essa doença e qual a melhor maneira de fazer a criança autista interagir com as outras crianças.
Descobrir se as escolas estão preparadas para atender essas crianças e se as escolas regulares temcapacidade para educar uma criança com autismo.


3. OBJETIVOS


3.1. OBJETIVO GERAL

Pretendemos levar os conhecimentos adquiridos através desse trabalho, para sala de aula e trabalhar diretamente com essas crianças.


3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Tentar trazer o autista para o ambiente em sala de aula, de uma maneira que ele se sinta a vontade para interagir com as demais crianças,através da comunicação e de atividades desenvolvidas em sala de aula, atividades essas que estimulem o interesse dessas crianças.
Procurar saber se esse tipo de inclusão é positiva ou negativo para o desenvolvimento do aluno autista, e se ele se socializa com outras crianças de maneira produtiva.

4. METODOLOGIA

Para atingir os objetivos de estudo serão utilizados instrumentos que permitirãoanálise qualitativa dos resultados. Eis o que utilizaremos:

• Pesquisas realizadas na internet;
• Pesquisas em livros da biblioteca da UNIP;
• Conversas com professores e coordenadores;
• Observação dessas crianças em sala de aula;
• Observação das estruturas escolares para comportar essas crianças.

5. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema partiu das experiências realizadas em sala de auladurante os estágios obrigatórios. A partir daí podemos entrar em um mundo completamente novo que precisa de profissionais capacitados.
O autismo é uma doença rara e de pouca informação, pesquisar mais sobre o assunto ajudaria a lidar com essa doença que tanto precisa da nossa atenção. O autista precisa acima de tudo de carinho e atenção, saber mais sobre o assunto ajudaria a lidar melhor com...
tracking img