Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ANHANGUERA DOURADOS






ALECSANDRO GALINDO DE ALMEIDA
HANS DONNER BRAGANHOLO
IGOR DE SOUZA FRANÇA
JAQUELINE ALMEIDA MELO
VINICIUS VAGNER DA SILVA MEDEIROS




CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA














DOURADOS
2012
ALECSANDRO GALINDO DE ALMEIDA
HANS DONNER BRAGANHOLO
IGOR DE SOUZA FRANÇA
JAQUELINE ALMEIDA MELO
VINICIUS VAGNER DA SILVAMEDEIROS



CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA






Trabalho apresentado ao Professor: Marcio Rogério Rosales do Nascimento; da Disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras; da Turma do 5º Semestre, turno Noturno, do Curso de Ciências Contábeis.




















DOURADOS
2012
1 – INTRODUÇÃO

O CicloOperacional e o Ciclo de Caixa são pontos fundamentais para a gestão empresarial, a sua análise e correta interpretação faz com que se maximize o lucro e proporcione mais expansão do negocio. Para tal fim, utilizaremos as formulas dos prazos médios de estocagem, vendas e pagamentos para poder obter o controle do fluxo do negocio, dando assim as chaves para a gestão. Com estas chaves, por consequência,teremos a peça que faltava para o sucesso.

























3
Votorantim Cimentos S.A.
Antes de nos aprofundarmos nas análises e índices, vamos conhecer um pouco desta grande empresa acionária que está presente em nossa sociedade. Basearemos-nos em sua história e em suas demonstrações.
A Votorantim Cimentos foi fundada em 1918 por dois sócios, José Ermírio deMoraes e Antonio Pereira Inácio, com sua sede em Sorocaba – SP.
Neste ano, Antonio Pereira Inácio, adquiriu uma empresa de tecelagem, já falida, que se localizava no bairro de Votorantim em Sorocaba – SP, da qual seu genro José Ermírio de Moraes comprou as suas ações e assumiu o seu controle.
Com a crise de 29, José Ermírio, fez uma diversificação na produção começando a trabalhar com cimentoe alumínio nas décadas de 30 e 40, fundando assim a Companhia Brasileira de Alumínio. Pelo motivo da necessidade de produzir a sua própria energia elétrica, cria também a sua própria hidroelétrica e entra também no ramo de produção de energia.
Com o passar do tempo e com a aplicação dos lucros obtidos, investe na área química. A empresa é passada de geração para geração e atualmente éadministrada pelo Conselho de Administração, formado pelas famílias controladoras.
O nome Votorantim foi implantado em 2009 com a intenção de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, com foco nos jovens.

Linha do Tempo – Votorantim Cimentos S.A.
1933 – Início da construção da Fábrica de Cimentos Santa Helena, em Sorocaba – SP.
1936 – Inauguração da Fábrica SantaHelena, em Votorantim – SP, a primeira fábrica com capital 100% nacional. Seu primeiro forno teve capacidade inicial de produção de 250 t/dia. O Cimento passou a se chamar “Cimento Votoran”.
A Votorantim, por meio da Fábrica Santa Helena, vence a concorrência para remodelação do Viaduto do Chá na capital paulista.
1942 – É inaugurada a Fábrica de Cimento Portland Poty, em Paulista (PE), segundafábrica de cimentos do Grupo Votorantim. Sua produção visa atender o mercado nordestino e marca a expansão.
1943 – Fundação da Companhia Catarinense de Cimento Portland, terceira fábrica do Grupo Votorantim. Início da construção da Moagem Itajaí, em Santa Catarina.
4
1950 – Fundação da Companhia de Cimento Rio Branco, em Rio Branco do Sul (PR).
1952 – Aquisição do controle acionário da Companhia deCimento Brasileiro, no municio de Esteio (RS), pelo Grupo Votorantim. A empresa passara a se chamar Cimento Portland Gaúcho.
1953 – Inauguração da Companhia de Cimento Portland Rio Branco, em Rio Branco do Sul (PR).
1958 – Inauguração do primeiro forno da Companhia Catarinense de Cimento Portland, com capacidade de produção de 91 mil t/ano, em Itajaí (SC).
1959 – Inauguração da Companhia...
tracking img