Projeto Tamar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão de Mercado
Produtos e Serviço
Descrição da empresa: Projeto Tamar
Nos últimos anos da década de 70, até então, no Brasil não havia registro de qualquer trabalho de conservação marinha, mas as tartarugas já integravam a lista das espécies em risco de extinção. Estavam desaparecendo rapidamente por causa da captura incidental em atividades de pesca, da matança das fêmeas e da coleta dosovos na praia. No sul do Brasil, um grupo de estudantes cursava os últimos anos da Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande e organizava expedições a praias desertas e distantes, de preferência aonde ninguém houvesse chegado antes. O importante era desbravar, descobrir, pesquisar, conhecer o litoral do Brasil e as ilhas oceânicas. Ao mesmo tempo, o grupo faziapesquisa dirigida, com o apoio do Museu Oceanográfico de Rio Grande. Nos dias e noites em que ficaram no Atol das Rocas, ao amanhecer, encontravam rastros e muita areia remexida na praia, mas não se davam conta de que a mudança no cenário era produzida pelas tartarugas que subiam à praia para desovar, durante a madrugada. Em uma dessas noites, os pescadores que acompanhavam os estudantesmataram onze tartarugas de uma só vez. A imagem foi chocante para os que viram a cena, devidamente fotografada. As expedições acabaram servindo de alerta para a necessidade urgente de proteção do ecossistema marinho. Foi assim que a Faculdade de Oceanografia, onde ainda não se falava em conservação, acabou formando uma geração pioneira de ambientalistas no país, pois todos passaram a se dedicarprofissionalmente à conservação marinha. A expressão TAMAR é uma abreviatura dos termos tartaruga e marinha, criada nos anos 80 pela contingência de inscrever o nome do Instituto nas pequeninas placas confeccionadas com metal e usadas nestes espécimes para identificá-los como integrantes do movimento, submetidos assim a pesquisas biométricas e à constante vigilância do grupo através de ummonitor, que tem, desta forma, a oportunidade de observar seus caminhos migratórios. O Tamar cuida de uma média de 1.100km de praias, por meio da manutenção de 23 bases de apoio em territórios reservados para as refeições das tartarugas, em áreas de desova, desenvolvimento e repouso destes animais, seja na costa marítima ou nas ilhas espalhadas pelos oceanos, ao longo de nove Estadosnacionais.






Análise econômica – Tendências

Qual o tamanho do mercado em termo de volume físico de vendas?

O Tamar está inserido no mercado nacional e é sustentado através de ingressos cobrados em suas respectivas sedes, ao total são 21 bases, espalhadas em todo o país e também pelos produtos vendidos em lojas físicas, cujo lucro da venda é totalmente revertido para o próprio programa deconservação das tartarugas marinhas. O projeto também conta com o patrocínio nacional da empresa Petrobras, além de patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais e apoio de organizações governamentais e não governamentais. Porém o papel das comunidades onde estão situadas as sedes é fundamental.

Distribuição total do mercado porregião, tamanho de cidades, vendas...

A Ong possui uma marca, intitulada como Tamar, com suas lojas que comercializam os produtos próprios, sejam eles produzidos por grupos produtivos ou de artesanato. A venda dos produtos e serviços é 100% revertida para a conservação das tartarugas marinhas e para a geração de trabalho e renda para os habitantes das comunidades litorâneas onde o Tamar tembases de pesquisa e conservação. As lojas estão localizadas em seus respectivos centros de visitantes (espalhados pelo país) e em aeroportos. A marca existe para ajudar a financiar as atividades e ações do Projeto e ampliar o alcance da mensagem da preservação das tartarugas e de todo o ambiente marinho. São roupas e presentes que misturam um estilo de vida com a atenção à natureza, aliando a...
tracking img