Projeto social capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA – IESA
FACULDADE MARTHA FALCÃO – FMF

PROJETO SOCIAL CAPITALISTA*

IRACIARA PANTOJA RIBEIRO
JACQUELINE SOUZA DE OLIVEIRA
NICKYCIANE DA SILMA GAMA
WALMENIK MOREIRA DE FREITAS

RESUMO
O presente trabalho expõe sobre o Projeto Social Capitalista que trata da fórmula da redução ou eliminação das desigualdades sociais, que cada sociedade imagina poder e deverimplantar, dentro das possibilidades e dos limites históricos. É indispensável esclarecer que não poderemos ir além da simples colocação de alguns problemas mais gerais e típicos, como a distribuição da desigualdade, que não pode ser eliminada e sim reduzida; O modelo aberto de Mobilidade Social; Modelo Aberto de Mobilidade Social; Papel estratégico dos Estratos Médios; e o Problema daViabilidade.
 

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como temática: O Projeto Social Capitalista, e objetiva converter em termos mais simples o entendimento a cerca desse projeto, que busca reduzir as desigualdades sociais, evidenciando seus limites e possibilidades em cada nação, os países subdesenvolvidos faz-se reconhecer a grande dificuldade de se poder montar um projeto original e independente. Énecessário evidenciar que não iremos além da colocação de alguns problemas mais gerais e típicos.
A Distribuição da Desigualdade: em que são identificadas duas correntes de explicação da estratificação social; o Modelo aberto de Mobilidade Social: A existência inevitável de estratos altos e estratos baixos seria compensada pela existência da maioria dos membros da sociedade alocados entre osextremos; o Papel estratégico dos Estratos Médios: adquirem um papel técnico central; e o Problema da Viabilidade: a incapacidade congênita do capitalismo da gerar desenvolvimento, principalmente nos países dependentes.
Observou-se que o Projeto social Capitalista abre discussões e almeja alcançar alternativas que possam ser úteis para um pleno desenvolvimento social, já que a sociedade padrão éaquela em a desigualdade esteja distribuída de maneira mais igualitária possível.

2. PROJETO SOCIAL CAPITALISTA
Compreende-se por Projeto Social Capitalista o modelo de integração e solidariedade social que cada sociedade busca atingir, ou seja, o tipo idealizado de sociedade que cada sistema sócio-político-econômico se propõe, trata-se da forma de redução ou eliminação das desigualdades sociaisque cada sociedade imagina poder e dever implantar, dentro das possibilidades e dos limites históricos.
É papel fundamental do planejamento adequar essas possibilidades dentro desses limites históricos de cada nação que podem ser de teor:
Econômico – Nível industrial e tecnológico, presença de matérias primas;
Político – Pertença a determinada constelação política, posição periférica no comerciointernacional;
Ecológico – Altos índices de poluição e depredação do maio ambiente;
Cultural – Grande vigência da desqualificação profissional, presença arraigada de valores tidos por ultrapassados.
É notável a dificuldade de se poder montar um projeto original e independente, já que os países subdesenvolvidos colocam metas imitativas dos estágios alcançados por países considerados desenvolvidos.3. DISTRIBUIÇÃO DA DESIGUALDADE.
A característica mais fundamental do Projeto Social Capitalista é que a desigualdade social não pode ser eliminada; pode sim ser reduzida. A sociedade ideal é aquela em que a desigualdade esteja distribuída de maneira mais equânime possível.
Destacam-se duas correntes dentro do capitalismo de explicação da estratificação social: A primeira é a funcionalista,aponta para a necessidade de estratificação, para motivar as pessoas mais dotadas a assumirem os postos mais difíceis na sociedade, supõe como existente uma sistemática valorativa na sociedade, tornando-se uma escala de valores. A segunda é a concepção básica de conflito social como categoria fundamental para a concepção dos fenômenos sociais, as posições sociais são igualmente valoradas porque...
tracking img