Projeto sobre ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4367 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se adéquam melhor a vida cidadã.
Construir um saber é apropriar-se de um conhecimento. É devido á este processo que a criança irá construindo o seuconhecimento através de um brinquedo, jogos ou de alguma iniciativa vindo da família, como por exemplo, uma história contada.
As situações de brincadeiras possibilitam, também, às crianças, o encontro com seus pares, fazendo com que interajam socialmente, quer seja no espaço escolar ou não. No grupo descobrem que não são os únicos sujeitos da ação, e que para alcançar seus objetivos precisamlevar em conta o fato de que outros também têm objetivos próprios que querem satisfazer.
Sem a brincadeira fica difícil o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça á partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo, fase esta em que a criança na faixa de 2 á 4 anos tem curiosidades muitas vezes não compreendidas pelos pais e educadores.
Os jogos quando usadosadequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica, mais significativa e prazerosa para o aluno, cabendo ao educador utilizar as brincadeiras no espaço escolar com a devida seriedade, considerando a importância da prática através de reflexões para relacionar o processo de desenvolvimento infantil ao surgimento das brincadeiras, considerando que o brincar vai além das questões estritamente cognitivas, sendoculturalmente, uma atividade humana.
Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon (apud UVA/2005) entre outros pensadores da Educação apresentam experiências concretas na realidade brasileira que permitem uma perspectiva em que se prioriza na Educação Infantil as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.

OBJETIVOS
. Compreender eapresentar a atividade lúdica como uma ferramenta no desenvolvimento das inteligências múltiplas, dos saberes e na construção do conhecimento dentro do ambiente escolar.
· Relacionar a ludicidade, os jogos e as brincadeiras ao desenvolvimento da criança, compreendendo a sua importância; tendo também como base estes elementos como manifestações culturais de uma sociedade.

. Compreender oobjetivo do brincar da criança, percebendo como ele se manifesta nas diversas faixas etárias, a partir das contribuições de teóricos, tais como Piaget, Vygotsky e outros.

   METODOLOGIA
Os métodos utilizados para a realização deste projeto foram leituras de artigos de revista, textos extraídos da internet e estudos realizados em sala de aula, buscando assim identificar, descrever e analisar autilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança.
A fundamentação teórica está baseada em alguns autores, pesquisas e estudos sobre brincadeiras, brinquedos e jogos.

DESENVOLVIMENTO

1 – O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 02 ANOS
Na teoria dos estágios de Piaget, aos dois anos a criança está iniciando no período pré-operatório, na qual a principal diferença entre o pensamento da criançanessa etapa e o pensamento da criança do período sensório-motor é o aparecimento da função simbólica.
Aos dois anos, é um período em que as coisas correm muito melhor em quase todas as áreas do comportamento. Uma maior maturidade e uma prontidão serena para fazer aquilo de que é capaz, sem tentar teimosamente fazer aquelas coisas que não consegue fazer, tendo como resultado um equilíbriobastante bom. A criança está agora segura de si, tanto no domínio motor quanto na linguagem. Também, emocionalmente, a vida lhe parece mais fácil e desenvolveu-se nela a capacidade de esperar e de suportar frustrações ligeiras ou temporárias, se houver necessidade disso.
Só por volta dos dois anos e meio tende a ser rígida e inflexível, além do mais dominadora exigente, mostrando um desequilíbrio...
tracking img