INTRODUÇÃO

O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadase destas vivências despontam modos de atuação que se adéquam melhor a vida cidadã.
Construir um saber é apropriar-se de um conhecimento. É devido á este processo que a criança irá construindo o seuconhecimento através de um brinquedo, jogos ou de alguma iniciativa vindo da família, como por exemplo, uma história contada.
As situações de brincadeiras possibilitam, também, às crianças, oencontro com seus pares, fazendo com que interajam socialmente, quer seja no espaço escolar ou não. No grupo descobrem que não são os únicos sujeitos da ação, e que para alcançar seus objetivos precisamlevar em conta o fato de que outros também têm objetivos próprios que querem satisfazer.
Sem a brincadeira fica difícil o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça á partir dojogo, da imaginação, do conhecimento do corpo, fase esta em que a criança na faixa de 2 á 4 anos tem curiosidades muitas vezes não compreendidas pelos pais e educadores.
Os jogos quando usadosadequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica, mais significativa e prazerosa para o aluno, cabendo ao educador utilizar as brincadeiras no espaço escolar com a devida seriedade, considerando a importânciada prática através de reflexões para relacionar o processo de desenvolvimento infantil ao surgimento das brincadeiras, considerando que o brincar vai além das questões estritamente cognitivas, sendoculturalmente, uma atividade humana.
Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon (apud UVA/2005) entre outros pensadores da Educação apresentam experiências concretas na realidadebrasileira que permitem uma perspectiva em que se prioriza na Educação Infantil as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.

OBJETIVOS
. Compreender e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Projeto sobre ludicidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Sobre-Ludicidade/25838.html

MLA

"Projeto sobre ludicidade" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Sobre-Ludicidade/25838.html>.

MLA 7

"Projeto sobre ludicidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Sobre-Ludicidade/25838.html>.

CHICAGO

"Projeto sobre ludicidade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Sobre-Ludicidade/25838.html.