Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Cachoeiro de Itapemirim - ES
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03
2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 04
2.1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 04
2.1.1 Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção 04
2.1.2 Sistema de Acumulação de Custos por Processo 05
2.2 CUSTEIO VARIÁVEL 06
2.3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 06
2.4 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 07
2.5 CUSTOS VARIÁVEIS E FIXOS 082.6 RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS 09
2.7 PRODUTOS EM PROCESSO 09

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 11

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 12
4.1 COM BASE NOS CUSTOS 12
4.2 COM BASE NO MERCADO 13
4.3 FÓRMULA DE CÁLCULO 14

5 IMPOSTOS SOBRE VENDA 15

6 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 17
6.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 17
6.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 17

7 IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO 19CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

A caracterização dos elementos que compõem os custos de um produto ou serviço deve ser percebida pelas organizações como um importante instrumento de informação gerencial para os seus diversos níveis de planejamento, controle e tomada de decisão. Dentre as informações que os custos podem fornecer, destacam-se: as que auxiliam no controle das operaçõese das despesas; as associadas ao processo de decisão - por exemplo, se é mais vantajoso continuar produzindo determinado produto, ou terceirizar a produção, e as que subsidiam as medidas de caráter operacional, como a definição da política de preços.
No atual mercado competitivo, há a crescente necessidade de baixar custos a fim de buscar maior competitividade e a fim de que se possa crescer oupelo menos sobreviver. A Contabilidade de Custos é executada através de diversas técnicas e modelos que foram aprimoradas com o passar do tempo.
Entre as ferramentas gerenciais, a informatização de sistemas e processos aparece em destaque e, como advento do século XXI, entra em cena a tecnologia da informação, que foi citada por Fiedman no universo laboratorial como sendo uma tecnologia “quepermite criar uma nova economia e novos modelos administrativos”.
No trabalho apresentado, procurou-se explanar de maneira bem coloquial, de fácil entendimento, sob forma de tópicos, uma vez sugerido nas orientações.
O referido trabalho trata sobre produção industrial, cujo texto base relata uma indústria no segmento de balas e doces.
A pesquisa realizada discorre sobre a definição de Custosvariáveis e Absorção, dentre outros, trata também sobre os temas Unidades Equivalentes de produção, Formação do Preço de vendas, inclusive com demonstrativos calculados, Impostos sobre Vendas, Análise de Custo, Volume e Lucro e finalmente, aborda-se a Importância de um Sistema Integrado, conforme evidenciado nos capítulos que seguem.

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOSO sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.
Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.
Existem dois sistemas básicos de produção:
Sistema de Produçãopor Encomenda: caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados;
Sistema de Produção Contínua: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.
Consistentemente com os dois sistemas produtivos existem também dois sistemas básicos de acumulação de custos:
1. sistema de acumulação por ordem ou encomenda;
2. sistema de acumulação por processo.
Adotará osistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.
Por outro lado, a empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistema de acumulação de custos por processo.

2.1.1 Sistema de Acumulação...
tracking img