Projeto recreio orientado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1729 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL CARMEM MARIA ANDRADE NOGUEIRA

Projeto Recreio Orientado
“Assim é mais Divertido”

Elaborado por: Nivanete Lima Souza E Juliana F. M. Medrado.


“... quanto mais menino
tanto mais verdadeiro
quanto mais poético
tanto mais verdadeiro...”.
(Lydia Hortlélio)

Itacarambi, março de 2010.Escola Municipal Carmem Maria Andrade Nogueira.

Projeto Recreio Orientado
“Assim é mais Divertido”

Responsáveis:

Nivanete Lima de Souza
Horário: 9:30 as 9:50

Público Alvo – Alunos dos 1º anos aos 8ºanos, do Ensino Fundamental seres iniciais e finais.

Itacarambi, fevereiro de 2010.
Problematização

Durante os intervalos observou – se a incidência de acidentes eatitudes indisciplinares que comprometia o andamento do Recreio, atividades esta tão fundamental na escola.
O Recreio deveria ser um momento de interação, socialização e autonomia entre alunos de diferentes turmas, idades e comportamentos, no entanto, o que se tem presenciado durante o mesmo, são atitudes violentas, grosseiras e favoráveis à discriminação e a exclusão de alguns colegas.
Apartir destas constatações surgiu a necessidade de intervir e tornar o intervalo uma atividade dirigida, que promovesse a integração das turmas para atividades que estabelecesse de modo dinâmico a aplicação de regras e o respeito pelas diferenças.
Para tanto, esse projeto propõem uma série de atividades esportivas e desportivas que dêem á oportunidade de os alunos de descarregarem suasenergias, além de desenvolverem a concepção de que a escola é um espaço visionário e dinâmico.

Justificativa

No horário do “Recreio” as crianças, e os jovens costumam extravasar sua energia através de brincadeiras. É nesse momento que os acidentes estavam acontecendo. De acordo tanto problemas que vinha acontecendo, na escola, de indisciplina, de intrigas de cair e machucar, que de iniciome vi diante de um circulo vicioso de ir em busca de mães, fazer ocorrências. E então analisei que não adiantava, e no outro dia acontecia novamente, e não tinha aprendizado, ou mesmo a socialização, e não e esse o papel da escola. Pra falar a verdade pra vocês eu já imaginava chegar a hora do recreio, ”intervalo”. Pensei o que vou fazer para acalmá-los? Cheguei até pedir a Secretaria deEducação, Araci Neri ajuda com brinquedos, foi ai que me deparei com o deposito de brinquedos. Comecei dar bolas, mas os professores reclamavam que ia bater bola na porta da sala, resolvi levá-los para quadra, e assim nasce o projeto Recreio Dirigido “Assim é mais divertido”.
O melhor para aprendizagem é a interação, o melhor para o aluno é sempre o outro aluno. E assim a cultura vai sendo tecida dosgestos, dos impulsos de união, de busca de vida, do ser humano ainda novo, cada um consegue mesmo, com o outro e com o mundo.
São (20) vinte minutos apenas, mas tenho certeza que nesses poucos minutos, ocorre à interação, aprendizagem, o prazer de estar na escola e ser um estudante.
Agora preciso de ajuda de professores para monitoramento já que não temos monitor de alunos, e foicom a ajuda de uma professora que estamos agora montando campeonatos, e com certeza, vamos encontrar mais voluntários.

Hipóteses:

• O aluno saberá obedecer as regras e os colegas;
• O aluno sentirá valorizado, e com a auto estima elevada,;
• O aluno se relacionara melhor com seus mestres;
• O aluno ira interagir com os colegas nas brincadeiras;
• Oaluno ira desenvolver, e estar mais interessado nas aulas dos seus professores,;
• A interação professor x aluno será melhor;
• O professor saberá adaptar a essa nova fase de aprendizado, valorizando os seus alunos;
• O professor vai fazer parte do projeto;

Objetivos Gerais

Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, através de um sistema de...
tracking img