Projeto reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER DE CIDADE OCIDENTAL.















PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL















13 de outubro de 2012

Educação ambiental

Tutora: Dayane Holanda

Cursista: AdrianaBrito de Oliveira

Atuação: Professora regente do 4° ano na Escola Municipal Edson André de Aguiar


PROJETO VAMOS RECICLAR?

RESUMO
Toneladas de lixo são jogadas em nosso planeta, lixo doméstico é descarregado em aterros sanitários, quanto mais desenvolvido o país maior é a produção diária de lixo. Fatores naturais como aquecimento global, furações, tsunamis, enchentes tem aumentado aconsciência mundial e chamando a atenção da humanidade para a questão do destino do lixo. É necessário trabalhar a consciência ambiental, principalmente para as novas gerações. O ponto de partida é a Educação Ambiental a qual nos dá subsídios para despertar reflexões e adquirir novos conhecimentos o qual nos dará a opção de escolha, além da sensibilização necessária para criarmos uma consciênciaambiental. As questões do lixo vão além do meio ambiente natural e se estende a problemas sociais com impactos negativos e positivos como é o caso da proposta deste trabalho.


INTRODUÇÃO

Quando pensamos em lixo lembramo-nos do homem colocando o lixo para o gari ou em nós jogando-o em terrenos baldios e pensamos que assim resolvemos o problema e não nos damos conta de que as áreas de depósitode lixo estão cada vez mais escassas e que o lixo jogado nesses terrenos só favorece a proliferação de insetos e ratos e transmissão de doenças.
O tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão da sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para presentes e futuras gerações”.
É um dever de todos preservar o meio ambiente. É preciso pensar em ações que garantam o direito do cidadão a um ambiente saudável. O grande desafio de hoje é promover o desenvolvimento sustentável, capaz desatisfazer as necessidades presentes sem comprometer as necessidades futuras.
A coleta seletiva é uma ação importante para se preservar o ambiente, mas para que dê resultado é preciso que toda comunidade colabore e participe mudando a mentalidade e hábitos em relação ao lixo. Essa conscientização não acontece do dia para a noite e sim por meio de um trabalho constante que envolva a participação detodos: escola, família, comunidade e Estado.
A Educação Ambiental está garantida pela Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. O artigo 225 diz que cabe ao Poder Publico “promover educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

A importância da educação ambiental é contribuir para formação dos cidadãos decididos apreservar o meio ambiente e tomar decisões sobre as questões ambientais necessárias para o desenvolvimento da sociedade.

JUSTIFICATIVA

É de total relevância a criação de projetos que visem a qualidade de vida de crianças e adolescentes que são por muitas vezes negligenciados e esquecidos. Este projeto tem caráter pedagógico, educativo e social com o objetivo de convencer as crianças eadolescente da Escola Municipal Edson André de Aguiar sobre a importância da coleta seletiva de lixo, o destino do lixo produzido e o tempo de decomposição do mesmo. Esperando que ao fim deste projeto possa ser proporcionado mais do que qualidade de vida, e sim o direito de exercer sua cidadania.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL


• Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais e suas...
tracking img