Projeto pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente projeto de intervenção foi elaborado a partir do trabalho de Busca Ativa, realizado através de pesquisa de campo, da disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Serviço Social da UNIUBE EAD sob a orientação da Supervisora de Campo a Assistente Social Lorena Loureiro de Carvalho tendo como objetivo, reconhecer e constatar a realidade dos alunos com necessidadesespeciais do Centro de Atendimento Especializado – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e detectar os empecilhos que dificultam a inclusão ao ensino regular e proporcionara os mesmos as condições sociais básicas para serem inclusos nesta modalidade.
A inclusão de pessoas com necessidades especiais é discutida em todos os âmbitos da sociedade, porém é indispensável que se estude sobre ainclusão nas escolas. Na cidade de Canavieiras os alunos com necessidades educacionais especiais, estão aos poucos sendo inclusos na rede regular de ensino. A legislação é explícita na Constituição de 1988 no Artigo 205, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças.
Através de visitas domiciliares às famílias, foram identificadasvárias dificuldades por parte dos pais em manterem seus filhos no ensino regular, como por exemplo, transporte, horários e alguns se preocupam com a questão da aceitação dos colegas e temem que eles sofram algum tipo de discriminação ou abuso. Tendo em vista esta realidade, foram estabelecidas ações que viabilizarão minimizar os casos encontrados, buscando a emancipação destes usuários como preconizao Código de Ética do Assistente Social 8662/93.
Por outro lado, é importante ressaltar que não é suficiente que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades e sim no acolhimento e na parte social, principalmente com as famílias. Desta forma, é necessário e urgente, que os sistemas de ensino se organizem para quealém de assegurar essas matrículas, assegurem também à frequência de todos os alunos, sem perder de vista a intencionalidade social e a qualidade do ensino, bem como o acompanhamento familiar.
Considerando que os fundamentos sociais da Educação Inclusiva, baseiam-se numa concepção de valores das diversidades como elemento enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social, bem como, no respeito àdiversidade dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos educadores para que a família se sinta segura em colocar seus filhos na verdadeira educação inclusiva.
Também é de fundamental importância ter clareza de que para concretizar o processo de inclusão no ensino regular, promover o desenvolvimento educacional e, consequentemente a maior participação social da pessoa comdeficiência, é imprescindível investir em pesquisa, em recursos materiais e em tecnologias, bem como na formação continuada de professores para, enfim, propiciar as melhores condições possíveis no atendimento aos alunos com deficiência.
É um grande desafio fazer com que a inclusão ocorra e, é preciso garantir o avanço na aprendizagem, como também, no desenvolvimento integral do indivíduo comnecessidades educacionais especiais.
A pretensão deste projeto é tentar sanar as dificuldades que interferem na concretização do processo inclusivo dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino para que até junho/2013, os mesmos estejam freqüentando e mostrar que deve haver uma atuação conjunta dos professores e familiares com o acompanhamento do assistente social para oêxito da inclusão.

JUSTIFICATIVA:

A educação deve possibilitar a cada individuo atingir o desenvolvimento do seu potencial criativo, estimular o convívio social e o exercício da cidadania, é preciso perceber as transformações ocorridas na sociedade e atender às suas exigências.
Há três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. O primeiro é a rede de apoio, o segundo é a...
tracking img