Exerciciosde geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
23) O que é o tratado de Tordesilhas ? Como foi definido?

O Tratado de Tordesilhas, foi um tratado celebrado em 7 de Julho de 1494, entre o Reino de Espanha e o Reino Português, para que estesrespeitassem as terras descobertas e por descobrir por ambas as coroas, fora da Europa.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a oeste de Cabo Verde pertenciam aPortugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam à Espanha.
24) O que determinou o tratado de Madrid ?
O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. FernandoVI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qualjá não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na Ásia e na América e concordavam que, a partir de então, os limites destetratado se sobreporiam aos limites anteriores. As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou oprincípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
25) O que determinou o tratadode Petrópolis ?
O atual estado brasileiro do Acre era no início do século XX, uma região pertencente à Bolívia, que vinha sendo ocupada por seringueiros, brasileiros em plena época de expansão daeconomia de extração da borracha. Para resolver a tensão que se agravava, o Barão do Rio Branco dirigiu as negociações que resultaram no Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidadebrasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian...
tracking img